A Associação Cuiabana Belas Artes (Acubá) organiza, com realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, desde o ano passado (2023), o Projeto “Cinema Móvel”, que leva exibição de filmes mato-grossenses para diversas cidades do interior de Mato Grosso.

O intuito do projeto é levar uma “sala de cinema” itinerante capaz de chegar em locais onde o cinema não chegou, e para comunidades carentes que tem menos acesso à ir ao cinema, que muitas vezes tem um custo alto.

Além da exibição, A Associação oferece pipoca e água para todos, e em algumas edições, Picolé também.

Os filmes exibidos durante as sessões em Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Jangada, Poconé, Livramento e Santo Antônio foram: Fábrica de Palavras, com direção de Ronaldo Adriano; Filhote desse lugar, com direção de Juliana Capilé; Dom Aquino: O poeta da esperança, com direção de Duflair Barradas e Pardal, com direção de Ângela Coradini e Felippy Damian.

“O Projeto tem intuito de oferecer lazer e cultura de forma gratuita para a população em locais de fácil acesso. Percorremos diversas cidades do interior levando filmes de diretores daqui, fomentando o cinema regional em todo estado”, relatou Zilda Barradas, presidente da Associação.

Para diretora do filme “Filhote desse lugar”, Juliana Capilé, uma das coisas mais importantes desse projeto é a identificação:

“Acho muito importante esse projeto, pois as pessoas podem se identificar com os personagens. Consumimos muitos filmes do sudeste com personagens de lá. Nessas produções o mato-grossense consegue se reconhecer”, ressaltou.

Veja como foram as edições em várias cidades do interior, além de Cuiabá e Várzea Grande.

Cuiabá

O Cinema Móvel passou primeiro pela Praça da Martinha, no Pedra 90 em Cuiabá, no dia 30 de novembro de 2023, das 18h às 20h15.

Acorizal

Em seguida esteve em Acorizal, no dia 01 de dezembro, na Praça Nossa Senhora de Botas, no centro da cidade, no mesmo horário.

Nossa Senhora do Livramento

Depois chegou em Nossa Senhora do Livramento, no dia 02 de dezembro na Praça Fernando de Barros, com mesmo horário de programação.

Várzea Grande

Logo marcou presença em Várzea Grande, no Centro Comunitário Souza Lima, no Bairro Bom sucesso no dia 09 de dezembro, com mesmo horário de programação.

Jangada

Depois chegou em Jangada, na Rua Arlindo Bruno de Souza, com mesmo horário de programação, no dia 10 de dezembro.

Poconé

No dia 16 de dezembro chegou em Poconé, na Praça Nossa Senhora do Carmo, Cangas, também seguindo mesmo horário de exibição dos filmes.

Santo Antônio do Leverger

Em seguida esteve em Santo Antônio do Leverger, no dia 17 de dezembro, na Praça da Arena Cultural, com mesma programação.

Neste ano também voltou à ter edição do Cinema Móvel em Cuiabá, nos dias 13 e 14 de setembro, na Praça do bairro Santa Helena.