A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (28.5) a Operação Off-Road, tendo como alvo uma associação criminosa envolvida em fraudes realizadas por meio de acessos a dados cadastrais de clientes de grandes lojas.

Na operação, realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão contra investigados pelos crimes de estelionato, receptação e associação criminosa. Dentre as ordens judiciais, 13 são cumpridas na cidade de Rondonópolis, duas em Cuiabá, uma em Lucas do Rio Verde e uma em Sorriso.

O cumprimento dos mandados conta com apoio das equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e das Delegacias de Lucas do Rio Verde e Sorriso.

As investigações realizadas pela Derf Rondonópolis identificaram o grupo criminoso que, de maneira fraudulenta, conseguia acesso a dados cadastrais de clientes de grandes lojas de revenda de pneus e insumos agrícolas, realizando compras em nome desses clientes e vendendo esses produtos de origem ilícita no comércio de Rondonópolis.

Após as compras em nome dos clientes, o grupo criminoso mandava entregar os produtos em endereços de seus integrantes. Em um dos crimes foi realizada a “compra” de pneus em uma loja de Sinop, que foram retirados em lojas parceiras na cidade de Rondonópolis.

Ao serem notificados para realizar os pagamentos das notas fiscais emitidas, as vítimas tomavam conhecimento de compras realizadas em seus nomes, sem autorizações.

Os criminosos que retiraram esses pneus em Rondonópolis foram identificados, bem como outros comparsas que foram responsáveis pelo transporte e guarda da mercadoria. Os pneus adquiridos por meio da fraude foram localizados em uma borracharia em Rondonópolis, que vendia os produtos subtraídos.

Com base nas investigações e com a identificação dos integrantes da associação criminosa, a delegada da Derf Rondonópolis, Anna Paula Marien, representou pelos mandados de  busca e apreensão, que foram deferidos pela Justiça.

As investigações seguem em andamento para análise de novas provas e identificação de outros possíveis envolvidos.