O Botafogo segue muito vivo na Libertadores, sim senhor! Em uma batalha de tirar o fôlego na noite desta quarta-feira (14), o time sofreu, mas derrotou por 3 a 2 o Estudiantes pela quinta rodada da fase de grupos. Artur, com um gol e uma assistência, foi o grande destaque da partida no Nilton Santos. Desse modo, o Glorioso respira mais aliviado e vai precisar de uma vitória simples sobre a Universidad de Chile na última rodada do Grupo A para avançar às oitavas de final. O jogo será na terça-feira (27), às 21h30, na casa alvinegra.

O time comandado por Renato Paiva chega aos mesmos nove pontos dos argentinos, mas segue em terceiro pelos critérios de desempate. A ‘La U’ lidera com dez somados. Mas em caso de triunfo na última rodada, o Botafogo superaria, portanto, os chilenos na classificação.

Botafogo cria chances em profusão

Com a obrigatoridade de buscar a vitória, o Botafogo tomou a iniciativa das ações e foi superior. Assim, empilhou chances em larga escala diante de um Estudiantes montado para sair apenas em contragolpes. Os argentinos, aliás, conseguiram boas investidas, mas faltou capricho no último passe. Apesar de darem alguns sustos na torcida alvinegra, os visitantes não fizeram com que John fosse, de fato, exigido. De tanto insistir, o Glorioso foi recompensado na reta final. Aos 41 minutos, Jair fez excelente inversão da direita que encontrou Artur dentro da área. O atacante cruzou da esquerda para Rwan Cruz chegar no embalo para finalizar.

Emoção de sobra e Artur decide

Os times retornaram do intervalo sem substituições, mas o Botafogo manteve o embalo. Aos seis minutos, Telles cobrou escanteio, o goleiro saiu mal, e Igor Jesus desviou com o corpo para ampliar a vantagem: 2 a 0. A partir daí, porém, o jogo teve uma mudança drástica. O Estudiantes não sentiu o golpe e se lançou à frente. Em um desses avanços, Gregore disputou espaço na área e a bola resvalou no braço dele. O árbitro apontou o pênalti, polêmico, e Palacios cobrou com categoria para descontar aos 16′.

BOTAFOGO 3X2 ESTUDIANTES (ARG)

Libertadores – Grupo A – 5ª Rodada
Data: 14/5/2025
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 26.613 (24.691 pagantes)
Renda: R$ 1.179.269,50
Gols: Rwan Cruz, 42’/1ºT (1-0); Igor Jesus, 6’/2ºT (2-0); Palacios, 16’/2ºT (2-1) ; Palacios, 32’/2ºT (2-0); Artur, 39’/2ºT (3-2)
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte, 37’/2ºT), Jair, David Ricardo e Alex Telles (Jeffinho, 37’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas (Allan, 43’/2ºT) e Cuiabano; Artur (Danilo Barbosa, 43’/2ºT), Rwan Cruz e Igor Jesus (Nathan Fernandes, 28’/2ºT). Técnico: Renato Paiva.
ESTUDIANTES: Mansilla; Santiago Núñez, Boselli (Cetré, 32’/2ºT) e Facundo Rodríguez; Meza, Gabriel Neves (Piovi, 13’/2ºT), Ascacíbar, José Sosa (Farías, 13’/2ºT) e Arzamendía; Medina; Palacios e Alario (Giménez, 13’/2ºT). Técnico: Eduardo Dominguez
Árbitro: Juan Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Júlio Aranda (PAR)
VAR: Ulises Mereles (PAR)
Cartões Amarelos: Cuiabano (BOT); Ascacíbar, Arzamendía, Meza (EST) (Jogada 10)