O Palmeiras encaminhou sua classificação para as oitavas de final da Libertadores. Isso porque fez 3 a 0 no Cerro Porteño, em Assunção (PAR) na noite desta quarta-feira (24), pelo Grupo C. Artur, com um gol em cada tempo, e Rony foram os grandes destaques da partida no Estádio La Olla.

Desse modo, o Verdão se torna o time brasileiro com mais vitórias fora de casa na competição. Chega, assim, a 50 triunfos em 112 partidas.

O resultado, portanto, leva os comandados de Abel Ferreira a nove pontos, porém ainda na segunda colocação. Isso porque, no outro jogo da chave, o Bolivar venceu o Barcelona-EQU e aparece na liderança com a mesma pontuação, mas em vantagem no saldo de gols (seis contra quatro). Assim, equatorianos e paraguaios seguem com três pontos.

Com as duas partidas restantes da fase de grupos em seus domínios, o time de Abel Ferreira deu um passo importante para avançar como primeiro da chave às oitavas. Afinal, recebe o Bolivar no Allianz Parque na última rodada.

Primeiro tempo

O Palmeiras viu o Cerro tomar mais a iniciativa nos primeiros minutos. Contudo, um lance aos 14 minutos mudou o panorama. Afinal, Báez cometeu falta dura em Artur e recebeu o cartão vermelho após participação do VAR. Com um homem a mais, o Verdão controlou as ações e abriu o placar aos 24, depois que Zé Rafael roubou a bola e lançou Rony, que serviu para Arthur, de primeira, finalizar com categoria. O time brasileiro ainda teve outras ótimas chances de ampliar, com Zé Rafael em chute de fora da área e Gustavo Gómez em cabeceio. Mas ambos pararam no goleiro brasileiro Jean. Na reta final, Rony desperdiçou oportunidade inacreditável após rebote em arremate de Veiga.

Segundo tempo

Mesmo com alguns vacilos defensivos, a qualidade do Palmeiras voltou a falar alto na etapa final, e o time ampliou a vantagem. Em boa combinação com as participações de Gabriel Menino, Dudu, e Rony, o camisa 10 cruzou da linha de fundo, e Artur apareceu livre para marcar o segundo. Depois, Luan avançou no campo de ataque e lançou Rony, que driblou Jean e finalizou, sem ângulo, para fazer o terceiro do Verdão. Richard Ríos, que entrou aos 17 minutos, foi expulso depois de ser empurrado por Lucena e deixar o braço em seguida. A partir daí, o ritmo diminuiu até o apito final.

CERRO PORTEÑO-PAR 0X3 PALMEIRAS

Libertadores-2023 – 4ª rodada do Grupo C
Data: 24/5/2023
Local: Estádio La Olla, Assunção (PAR)
CERRO PORTEÑO-PAR: Jean; Espínola, Piris da Motta, Patiño (Pedro Alvarez, intervalo) e Báez; Wilder Viera (Fariña, 28′/2ºT), Cardozo Lucena, Aquino (Bobadilla, 27′/2ºT), Galeano (Morales, 45′/2ºT) e Carrizo (Riva, 16′/2ºT); Diego Churín. Técnico: Facundo Sava
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Jailson, 28′/2ºT), Gabriel Menino (Richard Ríos, 17′/2ºT) e Raphael Veiga (Jhon Jhon, 17′/2ºT); Artur, Dudu (Breno Lopes, 21′/2ºT) e Rony (Flaco López, 28′/2ºT). Técnico: Abel Ferreira
Gols: Artur, aos 24′ do 1ºT (0-1); Artur, aos 12′ do 2ºT (0-2); Rony, aos 22′ do 2ºT (0-3).
Arbitragem: Andrés Matonte  (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Martín Soppi (URU)
VAR: José Argote (VEN)
Cartões amarelos: Piris da Motta, Lucena (CER); Piquerez e Gómez (PAL)
Cartões vermelhos: Báez, 14′/1ºT (CER); Richard Ríos, 31′/2ºT (PAL). (Jogada 10)