Os artistas regionais que participam do “Folia Cuiabana 2023” têm aprovado a realização do evento organizado pela Prefeitura de Cuiabá. A avaliação dos grupos que se apresentam nesses cinco dias de folia é de que, além de alegrar a população, a festa carnavalesca tem sido importante para valorização da cultura e geração de renda.

A festividade acontece na Praça 8 de Abril em uma estrutura montada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A Charanga Mestre Cachaço é uma das bandas que têm feito a alegria do público. Segundo o representante do grupo, o percussionista Odenir Nilo da Silva, a organização é digna de nota 10 e tem ajudado no sucesso do evento.

“Esse empenho para fazer dar certo é muito importante para nós. É um evento que gera centenas de empregos, inclusive na nossa área cultural, beneficiando os artistas, os músicos, que fazem a alegria do público. O evento está muito bonito e nos deixa muito contentes poder estar no palco e ver o folião se divertindo com as nossas apresentações”, disse.

Outro que também avalia positivamente o “Folia Cuiabana 2023” é o presidente do Bloco Boca Suja, Gabriel Augusto Moraes. “A festa está toda maravilhosa. É uma coisa boa para os dois lados, tanto para população quanto para os músicos. É importante ter esse incentivo Prefeitura, pois isso gera renda e valoriza os artistas regionais”, comenta.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o sucesso de eventos populares está obrigatoriamente ligado à fundamental parceria entre o Poder Público e a classe artística. De acordo com ele, a Administração Municipal tem buscado se aproximar cada vez mais desse setor, fortalecendo a promoção da cultura cuiabana.

“O Folia Cuiabana 2023 é um sucesso. O público tem comparecido e curtindo uma linda programação. Isso acontece graças aos nossos artistas regionais, que se empenham para fazer a alegria do nosso povo. Estamos fortalecendo essa parceria com a classe não só no carnaval, mas também em outros eventos ao longo do ano”, explica o prefeito.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destaca que a programação foi montada pensando em entender todos os públicos. Conforme o gestor, em todos os eventos promovidos pelo Município há esse cuidado para garantir que toda população possa se divertir e aproveitar com segurança a festa.

“Todos os eventos que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz, é pensando nas pessoas. Nós buscamos valorizar a cultura, os artistas regionais, sem esquecer do público, do comércio de rua, da nossa gastronomia. Então, criamos um ambiente onde as pessoas entram, se divertem, se alimentam, é uma integração familiar”, pontua o secretário.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (21) — Praça Oito de Abril

17 horas- Tia Hanna

19 horas- Charanga Mestre Cachaço

21h30- Bloco Império de Casa Nova

22 horas- Dj Nero