Aposta de Renato Portaluppi para 2020, Diego Souza retorna ao time do Grêmio neste domingo, contra o São Paulo, na Arena, em jogo pela 36ª rodada do Brasileirão. Atual artilheiro do Brasil com 27 gols, o centroavante também busca outra marca: com mais três gols nos cinco jogos restantes da temporada, se tornará o maior artilheiro do Tricolor nos últimos 10 anos.

O centroavante gremista tem sido o líder da lista de goleadores do país em todas as séries. Com 27 gols, superou nomes como Gabigol, Germán Cano, Marinho, Caio Dantas e Paulo Sérgio, entre outros.

O Grêmio ainda terá os jogos com São Paulo, Athletico e Bragantino no Brasileirão e as finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Serão cinco jogos para Diego tentar aumentar ainda mais essa marca.

Nos últimos anos, o maior artilheiro gremista foi Hernán Barcos, em 2014, com 29 gols marcados. Se passar desse número, o camisa 29 será o maior goleador do clube em uma temporada desde Jonas, em 2010. O atacante anotou a incrível marca de 42 gols naquela temporada.

Diego Souza em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Diego Souza em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

A curiosidade é que nos dois casos os jogadores eram comandados por Renato Portaluppi, que chegou em meio a temporada 2010 para sua primeira passagem pelo Tricolor.

– A fase de artilheiro é a função que estou exercendo no Grêmio. Jogo em uma das melhores, se não a melhor equipe do país. Meus companheiros têm me ajudado muito. Devo isso tudo, em primeiro lugar, a Deus, e em segundo à minha família, que a gente passou por muita coisa juntos. Esse momento de glória tem que ser deles também. E aos meus companheiros e ao Renato também, que me dão do bom e do melhor, do que o centroavante precisa para ser feliz – comentou Diego Souza em entrevista recente.

Na lista dos goleadores do Grêmio em uma temporada, também há os nomes de Marcelo Moreno, com 23, já superado por Diego Souza. Em 2004, o centroavante Christian anotou 28 gols no ano do rebaixamento do clube gaúcho. Em 2000, Ronaldinho colocou o mesmo número de bolas na rede em jogos oficias e teve mais 10 gols em amistosos. Os levantamentos são da Grêmiopédia.

O veterano também acumula 119 gols em Campeonatos Brasileiros e é o 10º colocado na lista de maiores goleadores da competição em todos os tempos. Washington Coração Valente está acima, com 126, e Dadá Maravilha tem um a mais.

O sucesso de Diego Souza está diretamente atrelado à sua função e as exigências da comissão técnica. Na época da contratação, o ge informou que Renato iria estipular uma área de movimentação restrita do jogador, para tirar o seu melhor aos 35 anos.

Diego Souza esteve suspenso contra o Botafogo, mas volta neste domingo, no duelo direto com o São Paulo por vaga na fase de grupos da Libertadores em 2021. A bola rola às 20h30 na Arena.

GRÊMIO X SÃO PAULO – BRASILEIRÃO – 36ª RODADA

  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
  • Data e hora: domingo (14/02), às 20h30 (de Brasília).
  • Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Paulo Miranda (David Braz) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
  • Quem está fora: Geromel e Leonardo Gomes (lesionados).
  • Pendurados: Alisson, Cortez, David Braz, Diogo Barbosa, Luiz Fernando, Geromel e Robinho.
  • Provável São Paulo: Tiago Volpi, Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê e Hernanes; Luciano e Gonzalo Carneiro (Vitor Bueno).
  • Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior apita, auxiliado por Bruno Boschilia e Sidmar dos Santos Meurer. O árbitro de vídeo é Adriano Milczvski. Todos do PR.
  • Transmissão: Sportv e do Premiere transmitem ao vivo, com narração de Everaldo Marques e comentários de Caio Ribeiro e Ana Thaís Matos. O ge acompanha todos os lances em tempo real, com vídeos dos lances (clique aqui). (Globo Esporte)