O Arsenal, da Inglaterra, anunciou nesta segunda-feira a contratação do atacante Marquinhos, que estava no São Paulo. O acordo estava fechado havia semanas. No comunicado, o diretor técnico, Edu Gaspar, comentou sobre a chegada do jogador:

– Estamos felizes de ter completado essa transferência com o São Paulo, já que o Marquinhos é um atleta que estamos observando há algum tempo. Ele tem 19 anos, muito jovem, então é um jogador para o futuro – disse o dirigente.

Marquinhos fez 41 jogos pelo São Paulo, com quatro gols. Começou a ter chances no time principal em 2021, com o técnico Hernán Crespo.

O Arsenal pagará 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) pela transferência. A expectativa do São Paulo é receber uma primeira parcela já neste mês, e o restante no segundo semestre.

Marquinhos tinha contrato com o São Paulo até 2024, mas um vínculo de cinco anos assinado quando ele ainda tinha 16 anos, que não era reconhecido pela Fifa – que restringe a três anos os contratos a menores de idade.

Por isso, havia a possibilidade de que Marquinhos deixasse o Morumbi em litígio em julho, quando seu acordo com o Tricolor completasse três anos.

Por causa dessa disputa, o São Paulo aceitou a proposta do Arsenal, mesmo considerada baixa para um atleta de 19 anos. (GE)