Mesmo derrotado, Francisco Cerundolo rasgou elogios para João Fonseca após a final do ATP de Buenos Aires. Número 1 da Argentina e atual 26° do mundo, o tenista elogiou o jogo do brasileiro e reconheceu a vitória de João no último domingo. Jogando em casa, Cerundolo perdeu o título por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6.
Essa não é a primeira vez que Francisco Cerundolo perde uma decisão em casa. Em 2021, ele já havia sofrido uma derrota na decisão do mesmo torneio para o compatriota Diego Schwartzman. Depois do jogo contra João Fonseca, o argentino disse o que mais impressionou na maneira de jogar do brasileiro:
— Ele bate muito forte dos dois lados, te faz jogar um pouco mais lento, mais no meio, te faz correr muito. A bola dele é muito rápida e forte. Ele tem todos os golpes, bate paralelo, bate cruzado, nunca se sabe onde ele vai bater. É o que mais chama a atenção, tem muitas opções em cada golpe. Depois fui mais para cima para tentar forçar mais erros dele, ficar mais ofensivo. Cometi uns erros ali, mas ele jogou um tênis muito bom, quase não tem buracos, muito firme no saque como na direita e na esquerda.
Durante toda a competição de Buenos Aires, Cerundolo havia sofrido apenas três quebras de serviço. No confronto contra João Fonseca, levou duas do brasileiro, ainda no primeiro set. Na segunda parcial, levou mais duas. Na entrevista após a partida, o argentino lamentou a derrota:
— Lamento não ter sido mais agressivo, mas era difícil. Ele sacava muito bem e já pegava forte na primeira bola, a quadra estava muito rápida, bola quicava muito. Joguei ontem à noite (semifinal) e hoje eram outras condições. Ele veio muito bem também. No tie-break, ele acertou cinco winners, eu não pude fazer nada — avaliou Cerundolo.
João Fonseca bateu três argentinos em sequência no ATP de Buenos Aires: Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Pelas semifinais, venceu o sérvio Laslo Djere. Com o título em solo argentino, subiu para a 68ª colocação do ranking mundial. Só nesse ano de 2025, João saltou 77 posições. Cerundolo também elogiou a escalada do brasileiro e previu que João estará no topo do ranking no futuro:
— É um jogador que vem subindo muito rápido. Ele tem tênis para ir muito alto, sem dúvida. Óbvio que vai ter que ir sendo polido. Esta semana custou para ele ganhar o torneio, venceu jogos muito complicados. Teve que sofrer e saiu muito bem. Mesmo nas partidas onde não jogou seu melhor, ele soube vencer. Quando ele joga bem é muito bom. Isso vai fortalecendo ele. Tem tênis para estar lá em cima, sem dúvidas — finalizou o argentino. (GE)