Em um jogaço disputado no Monumental de Nuñez, o jogo coletivo da Argentina de Lionel Messi sobressaiu com vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai. O camisa 10, apesar da genialidade, abriu o placar em lance no qual queria servir Nico González. De Paul, outro destaque dos hermanos, e Lautaro Martínez fizeram os outros gols. Em outro jogo pelas Eliminatórias, o Chile venceu o  Paraguai por 2 a 0 (veja mais abaixo).

O jogo foi equilibrado até Messi fazer o primeiro. Depois disso, o “olé”, gritado desde a etapa inicial, foi justo. Só deu Argentina. Não houve espaço para críticas, mas, apesar do destaque para a produção coletiva, De Paul, Lo Celso, Messi e Nico González sobraram no campo do River Plate.

No time que dispõe do melhor do mundo, a menção honrosa a De Paul como o melhor da partida é mais do que justa. Incansável, esteve em todas as partes do campo e apareceu tanto para marcar como para dar passe decisivo. Jogou demais.

Como foi o jogo? Só deu Argentina!

Primeiro tempo

Embora a Argentina tenha tido mais do que o dobro de finalizações do Uruguai (14 a 6) e 74% de posse de bola, o jogo era bastante equilibrado até os 37 minutos, quando Messi abriu o placar em lance no qual tentou lançar Nico González.

Após o primeiro gol, só deu Argentina e, aos 43, De Paul ampliou em jogada que parecia dar tudo errado, mas acabou com boa finalização do camisa 7.

Segundo Tempo

Óscar Tábarez voltou do intervalo com Cavani e Darwin Nuñez, mas nada adiantou. A Argentina seguiu muito superior, e a torcida no Monumental seguia confortável para cantar “olé”, algo que fazia desde o primeiro tempo.

Com tanta superioridade, o previsível terceiro gol saiu aos 16 minutos em jogada coletiva. Messi inverteu com o lado de fora do pé, De Paul cruzou de primeira, e Lautaro, minutos antes de ser substituído por Joaquín Correa, guardou.

Ficou barato para o Uruguai. A Argentina teve 65% de posse de bola, o dobro de finalizações (21 a 10). Os hermanos foram superiores do início ao fim do segundo tempo.

E tem jogão na quinta-feira, hein?

A Argentina volta a campo na próxima quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), contra o Peru. No mesmo dia, às 21h30, em Manaus, o Uruguai encara o Brasil sem Arrascaeta, que se machucou contra a Colômbia no último dia 7.

Chile vence Paraguai

O Chile venceu o Paraguai por 2 a 0, na noite deste domingo, no Estádio San Carlos de Apoquindo, pela quinta rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022. Depois de um início ruim, os chilenos conseguiram duas grandes chances em escanteios no primeiro tempo. Primeiro, Antony Silva defendeu um desvio de um jogador paraguaio contra o próprio gol. Depois, o goleiro paraguaio fez boa defesa em chute de Paulo Díaz. Fora isso, a etapa inicial não teve grandes emoções.

No segundo tempo, o Chile aumentou a intensidade e conseguiu o gol aos 22 minutos, em boa jogada de Sánchez e Isla, que deu passe para Brereton abrir o placar. Quatro minutos depois, a dupla apareceu de novo: Sánchez achou o lateral na área, que cortou e bateu cruzado de canhota para ampliar. O jogo foi marcado também por clima quente e faltas duras. Aos 28, Aránguiz recebeu o vermelho e deixou o Chile com um a menos. O Paraguai, que chegou pouco ao ataque, não aproveitou a superioridade numérica. Aos 42, a seleção visitante perdeu Alderete após o segundo amarelo. Essa é apenas a segunda vitória do Chile na competição, que segue sonhando com a Copa de 2022. (Globo Esporte)