O Circuito Mato-grossense de Basquetebol Master começou em Araputanga (MT) na sexta-feira e continua com a final neste sábado (26 e 27/8). Os jogos são no Ginásio Denilton Batista Camilo, que foi reformado com recursos do governo, da prefeitura e de emenda do deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT).
“O circuito master é uma política pública do nosso mandato para promoção do basquete para os atletas veteranos e formacão de novas gerações, com a prática desportiva como qualidade vida”, explica o Professor Allan, que ajudou na formatação da proposta e foi jogador de basquete quando adolescente e jovem.
“E Araputanga sempre foi referência no basquetebol para Mato Grosso através do Professor Wilson Sanaiotti, professor Wilsinho, por isso o homenageamos aqui. O trabalho dele, o levou para a Seleção Brasileira de base, sendo campeão. Carreira fantástica e orgulho nosso”, comemorou.
O evento leva investimentos aos municípios, com reformas de praças esportivas, treinamento para os atletas e formação de base em escolinhas, materiais esportivos como incentivo ao esporte. As etapas anteriores foram em Rondonópolis e Alta Floresta. A última fase do circuito será dias 23 e 24 de setembro em Cuiabá.
Prática de vida saudável
O presidente da Federação Mato-grossense de Basketball (FMTB), Jeferson Prado, avalia que após a etapa de Araputanga já se observa os objetivos do projeto serem alcançados.
“É levar os atletas ‘masters’ a praticarem atividade física e exercícios. Fomentar o esporte para uma prática de vida saudável. Tem cada vez mais atletas participando com essa terceira etapa”, afirma.
Ele indica possível atração de novas gerações para o esporte. “Uma cidade como Araputanga que é tradicional no basquetebol, faz tempo que não tem evento, a inauguração do ginásio desperta curiosidade, mostra jogo competitivo do masculino e feminino para as crianças e o público que acompanha. E desenvove o basquetebol”, sugere Jeferson Prado.
Circuito master
O Circuito Mato-grossense de Basquetebol Master é organizado pela associação da categoria no Estado (AMBM), sob comando do jogador Augusto Werner, com apoio da federação estadual de basquete (FMTB), liderada pelo também jogador Jeferson Prado, das prefeituras e da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT). Em Araputanga, o organizador local foi o professor de educação física João Junior, Juninho.
Participam do circuito as equipes formadas por jogadoras e jogadores veteranos acima de 30 e 40 anos do Arara Blue, Jacaré Yellow, Tuiuiú Black e Capivara Red.
Em Alta Floresta foi feita a troca da tabela de madeira por uma de vidro temperado, reivindicação antiga da comunidade, no Ginásio Municipal Geraldo Ramos ‘Pezão’.
Nessa etapa, em junho na cidade, as equipes masculina e feminina Arara Blue foram campeãs do circuito. Nas duas modalidades, o time vice-campeão foi o Jacaré Yellow.
(JONAS DA SILVA / Da Assessoria)