Pelo menos 250 mil pessoas que vivem na região com um dos menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Mato Grosso serão beneficiados pelo Projeto Araguaia-Xingu Cidadão 2022. A projeção é de que serão percorridos quase cinco mil quilômetros durante, desde esta sexta-feira (3) até o próximo dia  20 de novembro, em cinco municípios e áreas indígenas.

A população dos municípios de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Aragauaia e Cocalinho irão receber os serviços do Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros. A cidade mais setentrional  atendida na atual edição é Santa Cruz do Xingu, na divisa com o Pará, distante 1,1 mil quilômetros de Cuiabá.

Mais de metade do trajeto é composto de estrada sem pavimentação e, por causa das chuvas,  a previsão é de muita lama e risco de atoleiro. O juiz José Antônio Bezerra coordenador do Projeto Expedição Araguaia-Xingu 2022 (4ª Edição), anunciou que estão confirmados 50 parceiros, o que obriga o comboio a ter seis caminhões e 24  caminhonetes, entre outros veículos.

“Por certo, a atual edicção do Araguaia-Xingu Cidadão vai ser muito mais desafiadora do que as anteriores, porque estamos saindo de uma pandemia – Covid-19. Lófico, a primeira dificuldade é a distância. Mas os desafios estão aí para serem superados e a gente vai atender esta população que tanto precisa”, observou José Antônio Bezerra – a quem os parceiro chamam de Doutor Tony.

“A gente não faz nada sozinho. No Araguaia-Xingu Cidadão esta verdade é mais diferenciada. Sem a adesão dos diversos parceiros, sem a colaboração deles o projeto não seria possíve”, resumiu

Entre os serviços oferecidos pela união de forças dos parceiros do projeto estão: registro tardio, resolução de conflitos sociais, reconhecimento da paternidade pelo programa Pai Presente, divulgação e esclarecimentos sobre os projetos padrinhos e habilitação para adoção, casamento comunitário, consultas médicas, oftalmológicas e odontológicas, vacinas, confecção de documentação (RG, CPF e Carteira de Trabalho), serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como cadastro biométrico, alistamento eleitoral, emissão da segunda via do título de eleitor e atualização de dados cadastrais, além de cortes de cabelo, entre outros serviços.

Entre os parceiros do Poder Judiciário de Mato Grosso, está a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setasc). Na atual edição, três  da pasta estão na linha de frente: Roselei Hendges da Cruz, Glecima Fátima Oliveira e Jânia Cristina Moraes Rodrigues.

A Setasc oferece serviços diversificados, como certidão de nascimento e plastificação de documentos, entre outros, e ainda participa da doação de cestas básicas e cobertores.