A reportagem do portal de notícias Cuiabano News, atendendo a pedidos, para homenagear Cuiabá, bela Capital de Mato Grosso, na Semana da Pátria, fizemos uma lista com itens essenciais na mesa de um cuiabano raiz.
Em sendo assim, a reportagem decidiu separar cinco pratos que fazem sucesso na cuiabania, daquelas de comer e lamber os beiços de tanto que gosta. “É digoreste de gostoso”, diria dona a cheff Elza Biancardini.
Anote direitinho para fazer com que os seus convidados se apaixonem por sua qualidade culinária, como gourmet, além de registrar ótimas recordações com familiares e amigos, para a posteridade.
1) Paçoca de Pilão
Carne de charque, farinha de mandioca, cebola, alho e muita força para transformar esses ingredientes em farofa. Assim é feita a paçoca de pilão, que apesar de ser um dos pratos tipicamente cuiabanos, tem influência da gastronomia nordestina.
2) Feijoada Cuiabana
Uma das comidas tradicionais e de sabor bem característico é a feijoada cuiabana, que leva feijão carioca, carne seca, dobradinha, costelinha de porco e, a estrela do prato, o catuni, que é o joelho do boi que solta parte de sua gordura, o tutano e deixa o prato com ainda mais “sustância”.
3) Furrundu
Mamão verde ralado, cravo, rapadura e canela são os ingredientes para fazer o Furrundu, doce tradicional cuiabano. Em suas primeiras versões o doce era feito com o caule do mamoeiro ralado, mas com o tempo a receita foi sendo adaptada e passou a usar o próprio mamão verde. Para acompanhar vale um queijo fresquinho ou creme de leite.
4) Mojica de Pintado
Junte pintado, mandioca, cebola, tomate, alho, cheiro verde e uma pimentinha de cheiro. A mojica de pintado é um outro prato que não falta na mesa do cuiabano raiz. O nome mojica tem origem indígena e significa “o que vem do rio com mandioca”. A mandioca foi uma das primeiras plantações registradas em Cuiabá e por causa da fartura de peixe, os dois ingredientes acabaram se unindo.
5) Farofa de Banana
A banana da terra bem madura, cortada em pedaços, para depois ser misturada com a farinha de mandioca, que resulta em um prato que mistura doce e salgado. Seja para acompanhar o peixe (frito, assado, cozido) ou mesmo como item das refeições do dia a dia, esse tipo de farofa não sai da mesa do cuiabano.