Com 19 votos favoráveis, a Câmara de Cuiabá aprovou em regime de urgência, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei do Executivo que autoriza a concessão onerosa do Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. A expectativa é que o local seja administrado pelo time cuiabano de futebol, Mixto Esporte Clube.

De acordo com o projeto, a concessão terá por objeto a exploração e administração do Estádio, incluindo a manutenção, conservação e gestão dos eventos e atividades realizadas no local, visando à preservação do patrimônio histórico e ao desenvolvimento de atividades esportivas e culturais.

Vale lembra que o estádio ficou três anos fechado e foi entregue à população em janeiro de 2022 após ser todo reformado. As obras custaram R$ 2 milhões aos cofres públicos.

Na proposta, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) argumenta que o objetivo da concessão é “salvaguardar o patrimônio público e dar cumprimento à sua função social, garantindo benefícios à municipalidade e aos seus cidadãos”.

O projeto ainda prevê que a concessão será outorgada por 20 anos, podendo ser prorrogada por igual período e que a concessionária ficará responsável por todas as despesas necessárias à manutenção, modernização, operação e exploração do estádio, incluindo a realização de investimentos obrigatórios em infraestrutura e o pagamento de outorga ao Município de Cuiabá.

Reprodução

Câmara votação Dutrinha

História

O Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra foi o segundo estádio de Cuiabá, o primeiro foi o “Estádio do Comércio”, hoje nos fundos do Colégio Liceu Cuiabano.

Desde julho de 2011 o local pertence à Prefeitura e é declarado “Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT”, pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990.

Entre 2010 e 2014 foi o principal estádio de Mato Grosso devido à demolição do Estádio Verdão para dar lugar a atual Arena Pantanal. Em 2021, o estádio chegou a ser cedido, temporariamente, à Confederação Sul-Americana de Futebol e foi utilizado como centro de treinamento das seleções que participaram da Copa América. Além do futebol, o estádio é a casa do futebol americano, pelo Cuiabá Arsenal.

(Rdnews)