Como uma das sedes da Copa América, Cuiabá não escapou da passagem de pessoas portadoras da Covid em seu território. Dois membros da Seleção Colombiana que testaram positivo para a Covid-19 na capital tiveram que ficar em isolamento no hotel onde estão hospedados. O jogo entre Colômbia e Equador foi realizado no domingo (13) na Arena Pantanal. A Seleção Colombiana que venceu a partida por 1 a 0, segue em viagem para Goiânia, para sua segunda apresentação.

De acordo com informações da delegação colombiana, o assistente técnico Pablo Román e o fisioterapeuta Carlos Entrena testaram positivo para Covid-19 nos testes de RT – PCR, embora ambos estejam assintomáticos. Contudo, ficarão em quarentena em Cuiabá e ‘desfalcam’ a seleção colombiana ao menos no próximo jogo.

Conforme os protocolos de biossegurança e regulamentos locais, os dois membros positivos não devem ter contato com terceiros ou membros de sua delegação. Terminados os 10 dias de isolamento, eles retornarão ao campus, certificando que permaneceram assintomáticos e, em seguida, liberados para trabalhar.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta segunda-feira, que as delegações têm seus próprios médicos que respondem pelos atendimentos e procedimentos necessários. A Vigilância em Saúde do município está orientando e monitorando os prestadores de serviços dos hotéis onde as delegações estão hospedadas, sem ter contato com as equipes.

Antes mesmo de começar, a Copa América já teve a confirmação de 19 pessoas infectadas com a Covid-19. Além dos dois colombianos, também estão doentes 13 venezuelanos e quatro bolivianos.

Sede do evento, Cuiabá receberá mais quatro jogos da competição, todos da primeira fase. A última partida será Bolívia e Argentina, dia 28 de junho.