Depois de ficar seis meses em recuperação de uma lesão no joelho direito, César voltou a treinar nesta sexta-feira com os goleiros do Flamengo. Pela primeira vez, o arqueiro participou normalmente da atividade e fez todos os exercícios que os demais colegas de posição realizam.

César sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito em fevereiro deste ano. Ele passou por cirurgia em março e, desde então, vinha se recuperando gradativamente no Ninho do Urubu. O prazo inicial de retorno era de oito meses.

Agora, César vai trabalhar para que possa ser integrado 100% ao elenco. A partir daí, poderá ficar à disposição do técnico Renato Gaúcho.

– Antes mesmo de seis meses, ele está retornando a trabalhar normalmente com os goleiros do grupo. Ficamos satisfeitos por termos conseguido recuperá-lo. Ainda há outras etapas a serem cumpridas para que ele se sinta 100% seguro. Quero parabenizar o atleta pelo profissionalismo e pela dedicação dele, sempre com o intuito de estar melhor no menor tempo possível – disse Marcio Tannure, gerente de Saúde e Alto Rendimento do Flamengo.

Tannure destacou a recuperação de César ao longo destes seis meses. Depois de um primeiro momento de fisioterapia e reforço muscular, o goleiro passou por etapas de transição, primeiro com a fisioterapia no campo e depois com a preparação física.

– A preocupação maior era que o César tivesse um mínimo de condicionamento físico, de reequilíbrio muscular, trabalhando algumas valências, como força, velocidade e resistência, para que estivesse apto a entrar na última etapa – explicou Tannure.

Por fim, César realizou transição com a preparação de goleiros, junto com o auxiliar Tiago Eller, sob supervisão de Wagner Miranda.

– O Tiago Eller o acompanhou durante todo esse processo na fase de transição, na qual ele iria começar a realizar os gestuais específicos do goleiro. Essa fase foi muito importante – completou Tannure.

Além de César, o Flamengo conta em seu elenco com os goleiros Diego Alves, Gabriel Batista e Hugo. Diego vem sendo o titular absoluto, com Gabriel como reserva imediato.

Trio segue trabalho específico

Enquanto César voltou a treinar com os goleiros, outros três jogadores do Flamengo mantiveram seus trabalhos específicos. Rodrigo Caio e Kenedy participaram de um período do treino com o elenco e depois seguiram com atividades à parte.

Bruno Henrique, que se recupera de uma lesão na coxa, não foi a campo. Ele continua em tratamento interno no Ninho do Urubu. (Globo Esporte)