A Prefeitura de Cuiabá adiou para o dia 22 de setembro, uma sexta-feira, o vencimento da taxa de coleta de lixo deste mês. Inicialmente, o vencimento dos boletos era para a última segunda-feira (11).

A informação consta em publicação da Gazeta Municipal.

A medida foi tomada após diversas queixas de contribuintes que relataram dificuldade para realizar o pagamento e falta de informação.

O valor mensal da taxa é de R$ 10,60 para imóveis que recebem o serviço de coleta domiciliar três vezes por semana e R$ 21,20 para aqueles onde a frequência é de seis vezes por semana. O atraso no pagamento implica em multa de 2% ao mês.

Nesta semana, o MidiaNews publicou reportagem retratando a dificuldade de os cuiabanos tiveram de obter informações acerca da taxa, que é cobrada desde agosto.

O contribuinte precisa entrar no site da Prefeitura e emitir um boleto (veja como fazer abaixo).

O engenheiro civil Benedito Carlos Teixeira Seror contou que ficou sobre o pagamento da taxa no mesmo dia de seu vencimento e criticou a falta de comunicação da Prefeitura com o cidadão.

“Parece algo feito por pessoas sem noção nenhuma de administração pública. Falta de sensibilidade. Não é pelo valor cobrado, mas pela forma: complicada e pouco transparente”, disse.

Emissão da guia

O contribuinte que ainda não pagou a taxa pode ter acesso ao débito por meio do Portal do Contribuinte

Ao entrar no portal, é preciso clicar na aba “Emissão de Guias” e escolher a opção “Cadastro Imobiliário”.

Depois de acessar a nova janela, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF)/Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou a inscrição imobiliária, selecionar “Taxa de Coleta de Lixo” e gerar a guia.