Após a aprovação da lei criada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), mais um pequeno empresário foi preso em Mato Grosso. Dessa vez, a empresária identificada com as iniciais E.S.R foi presa pela Polícia Militar na terça-feira (22.07), após fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
Dona de uma pousada em Santa Terezinha, na região do Araguaia, a empresária foi presa com com 45,8 Kg de pescado de origem artesanal, armazenado ilegalmente no local. A pequena empresária foi solta após pagar fiança de R$ 2.824.
Após ser contatada pela polícia, a pequena empreendedora retornou ao hotel e apresentou uma nota fiscal datada de 27/05/2024, referente a 19 kg de pirarucu de piscicultura. No entanto, a fiscalização constatou que a carne encontrada no freezer possuía características de pescado de rio, não correspondendo ao pirarucu descrito na nota fiscal.
Durante a inspeção, foram encontrados 5 kg de pirarucu descaracterizado (em pedaços/iscas), uma manta de pirarucu pesando 13,5 kg, 8 kg de tucunaré e 19,3 kg de pintado descaracterizado (cortado em pedaços), totalizando 45,8 kg de pescado. Todos esses peixes estavam armazenados ilegalmente, segundo a polícia, que citou Lei Estadual 12.434 de 01/03/2024, como motivação para a prisão.
Ainda de acordo com a polícia, os pescados apreendidos foram doados à Secretaria de Assistência Social do município, devido à falta de local adequado para armazenamento na delegacia local. Um freezer também foi apreendido, ficando sob a responsabilidade da proprietária como fiel depositária.
(VGN)