Interditada pela CBF para jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, por causa do estado ruim do gramado, a Arena Pantanal só deve receber jogos do Cuiabá a partir do dia 5 de outubro (sábado), quando a equipe recebe o Londrina-PR pela 26ª rodada da segundona. Após a notificação da CBF, o Governo do Estado que é responsável pela administração do estádio, informou que na próxima segunda-feira (30), fará a troca de parte de parte do gramado. Cinco dias depois, o estádio deverá estar em condições de receber jogos oficiais.
A assessoria de imprensa da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), informou na tarde desta segunda-feira (23) que a recuperação do gramado ficará restrita às partes danificadas, que estão localizadas dentro de uma pequena área e em alguns outros pontos do campo que foram afetados com a praga ‘tiririca’.
Segundo a FMF, o trabalho de extração da grama danificada e colocação de placas de novas gramas, compatíveis com as da Arena é trabalho de um dia apenas. Nesse caso, a grama ainda precisaria de ao menos cinco dias para se fixar, sob irrigação constante. Seria o tempo suficiente para o Cuiabá EC mandar seu jogo contra o Londrina, sem novo adiamento. A equipe vai deixar de jogar na noite desta terça-feira contra o Coritiba pela 25ª rodada por causa disso. O fato foi noticiado pela imprensa nacional e considerado uma ‘vergonha’ para o futebol mato-grossense.
A FMF ainda negou os boatos de que todo o gramado da arena teria que ser retirado para implantação de um novo tapete. Para a entidade, “seria algo desnecessário, já que apenas um trecho está afetado”, no entanto, admite que o tratamento da praga será estendido a todo o campo.
Direção do Cuiabá tranquila
A diretoria do Cuiabá se demonstrou tranquila com relação à decisão da CBF de suspender os jogos na Arena Pantanal até que o gramado esteja em condições de sediar jogos oficiais. “O gramado vai ser arrumado”, disse o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, para quem, não há motivo para pânico.
Em sua tabela de jogos, a CBF colocou as duas próximas partidas do Cuiabá como mandante com o local ‘a definir’. A Diretoria de Competições informou que indicará outro local para a realização dos confrontos do Dourado contra o Londrina e Vitória que estão previstos para os dias 5 e 11 de outubro se o campo não estiver recuperado a tempo.
Resposta do Governo
Em nota oficial enviada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o Estado afirma que a CBF tem sido seletiva, pois permite que estádios, que estão com mais problemas estruturais do que a Arena Pantanal, recebam jogos. Segundo a Secel, as imagens mostram que o campo está em boas condições de uso, apesar do longo período sem chuva.
A Secel lamentou, mas acatou a decisão da CBF, informando que já está tomando as providências para fazer a troca parcial do gramado na região afetada o mais breve possível. A previsão é de que o serviço seja concluído até o dia 5 de outubro.
VEJA A NOTA DIVULGADA PELA SECEL
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer informa que a Arena Pantanal está liberada para jogos e lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em suspender a partida entre Cuiabá x Coritiba, marcada para terça (24.09), pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Por não haver outras alternativas na capital, a Arena Pantanal tem recebido uma intensa sequência de jogos que dificultam a recuperação completa do gramado.
Todavia, serviços de recuperação são constantemente executados para a redução desses danos e hoje apenas uma pequena parte do gramado (7%) próxima ao gol do setor norte está afetada, situação parecida, e por vezes até mais satisfatória, com as vistas em alguns estádios do país que recebem partidas dos campeonatos brasileiros, inclusive da série A. E mesmo com o longo período sem chuvas, as medidas garantiram que o gramado da Arena Pantanal apresentasse boas condições de uso, conforme foto produzida nesta segunda-feira (23.09).
A Secel lamenta mas acata a decisão da CBF e informa que já tomou as providências para fazer a troca parcial do gramado na região afetada o mais breve possível. Para isso, entrou em contato com a mais reconhecida empresa do país na prestação desse tipo de serviço. Apesar da dificuldade de logística, já que a grama e os equipamentos de instalação e preparação do solo serem provenientes de outros Estados, a previsão é de que o serviço seja concluído até o dia 05 de outubro.
É a primeira vez que um time da capital se classifica para a séria B do campeonato brasileiro e sabedora da relevância da Arena Pantanal como único espaço em Cuiabá para o atendimento do regulamento da CBF, a Secel reitera seu compromisso em dar condições para assegurar a programação acordada.