O vereador Sargento Joelson (PSB), recebeu denúncias da não divulgação das datas posteriores ao andamento do concurso da Saúde após a última etapa da prova, desde o início dos trabalhos no legislativo em 2023, vinha sistematicamente na tribuna e em entrevistas denunciando a morosidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que é a banca que realizou o concurso público para vagas e cadastro reserva da Secretaria Municipal de Saúde – SMS.
Joelson apresentou requerimento pedindo informações a Secretaria sobre o tema, com as insistentes denúncias e cobranças o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), divulgou na quinta-feira, 23, o restante do cronograma do edital do certame, cujas provas objetivas foram aplicadas em 29 de janeiro deste ano. O cronograma também foi publicado na edição suplementar da Gazeta Municipal, de nº 569.
“No início dava a entender que este concurso era para enganar “bobo”, pois o edital só trazia até a data da prova, ficava a “bel prazer” sem data limite ou pré-estabelecida. Apresentamos o requerimento e viemos cobrando nas sessões. Podemos considerar como vitória nossas cobranças aos responsáveis, a empresa já divulgou o restante do cronograma, por isso é importante fiscalizar, recebemos a denúncia e fomos atrás, achamos um absurdo, em posse de várias denúncias propomos o requerimento e conseguimos a divulgação das datas”. Comenta Joelson
Segundo a publicação, nesta sexta-feira (24) será divulgado o resultado preliminar da prova objetiva. Os candidatos que não concordarem com o resultado, poderão apresentar recursos entre as 9h do dia 27/02 até as 16h do dia 28/02. O resultado definitivo da prova objetiva será divulgado no dia 03/03, bem como a convocação para perícia médica de Pessoas com Deficiências (PcDs) e convocação para aferição de candidatos negros e índios. Os classificados deverão realizar o cadastro e upload dos títulos das 9h do dia 06/03 até as 16h do dia 08/03/2023. O resultado final do concurso foi publicado em 18/04/23.
Foram oferecidas 2.162 vagas para efetivação imediata e formação de cadastro de reserva para níveis médio e superior, com salários que variam entre R$ 1.808,18 e R$ 10.575,89. O concurso prevê 10% do total de vagas para pessoas com deficiências e 20% para negros e índios.