Aforte chuva entre a noite desta segunda-feira (25) e madrugada desta terça-feira (26) intensifiou a dificuldade de tráfego na MT-246, parte da rota alternativa à MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Vídeos que circulam na internet mostram filas de carros e veículos de carga atolados na MT-246, que possui cerca de 33 km de trecho sem pavimentação. O fluxo de veículos na rota aumentou devido a vários episódos de deslizamento no Portão do Inferno, o que provocou interdição da via.

As pessoas que precisaram passar pelo trecho gravaram a situação e ainda alertaram que o cenário era o mesmo em diversas partes da rodovia. Uma delas, inclusive, relata que está a caminho de Cuiabá para levar a esposa ao médico para realizar o tratamento de câncer

Em uma das imagens é possível ver que um caminhão atolou na pista no sentido contrário de diversos carros, mas o tamanho que ele ocupou no meio da pista impediu que as demais pessoas conseguissem seguir adiante.

Em entrevista ao , o prefeito de Chapada Osmar Froner (MDB) informou que teria espalhado equipes de regaste e apoio em alguns pontos da via para auxiliar em situações como essas. O gestor ainda previu que a chuva fosse ajudar a terra arenosa a se compactar e evitar atoleiros, no entanto a chuva provocou efeito contrário.

Outra rota alternativa

Nesta terça, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) orientou que os motoristas que precisam transitar entre Cuiabá de Chapada escolham a rota que passa pelo município de Campo Verde, que já possui rodovias totalmente asfaltadas. A Pasta também reforçou que o caminho pela MT-246, que liga o Distrito da Água Fria até a Estrada de Manso, deve ser evitado.

Desta forma, quem for sair de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, deve seguir pela BR-163 no sentido da Serra de São Vicente. Na altura do Trevo de São Vicente, deve acessar a BR-070 em direção a Campo Verde.

Em Campo Verde, o motorista deverá seguir pela MT-140, em direção ao Posto Gardez. Na rotatória, seguir pela MT-251 em direção a Chapada dos Guimarães, por cerca de 60 km.

Já os motoristas que querem sair de Chapada dos G

uimarães em direção a Cuiabá, devem fazer o caminho contrário. Ou seja, pegar a saída para Campo Verde pela MT-251 e na altura do Gardez pegar a MT-140 em direção a Campo Verde.

A partir de Campo Verde o motorista deve seguir pela BR-070 em direção a BR-163. No Trevo de São Vicente, seguir em direção a Cuiabá.

O trajeto entre o centro das duas cidades, passando por Campo Verde, tem cerca de 200 quilômetros. Segundo uma projeção do Google Maps, o tempo de viagem varia entre duas horas e trinta minutos e três horas.

(Rdnews)