Após um início de mês calmo, quando a média chegou a ficar no patamar cravado de um óbito a cada 24 horas até o dia 7 deste mês, o número de mortes pela doença em Mato Grosso voltou a subir em dezembro. Neste sábado, o Estado registrou quatro mortes pela doença, fazendo a média do mês subir para 2,2 óbitos/dia. No entanto, o número de novos casos diários de infecção mantém-se estabilizado, abaixo dos 200/dia.

A informação é do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), deste sábado, 11 de dezembro. O documento aponta que 57 pessoas testaram positivo para a doença, neste sábado. Até o momento, o estado perdeu 14.019 pessoas e já registrou 554.520 casos confirmados da doença, que há dois anos tem devastado o planeta.

Os números têm recuado, mostrando o sucesso da campanha de vacinação contra a doença. Este cenário, embora positivo, não significa que os cuidados possam ser deixados de lado. Sinal disso é que o estado hoje não tem nenhuma criança internada e 66 adultos internados em estado grave devido às complicações da doença.

Atualmente, o Estado possui 115 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes covid-19 disponíveis. Estes leitos estão espalhados em hospitais públicos, cuja disponibilidade foi pactuada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são 214 leitos de UTI.

Já os pacientes internados em estado moderado, em leitos de enfermaria, são 55 no total, sendo 37 em leitos pactuados, cujo total chega a 505. Hoje já são 538.629 pessoas recuperadas da doença, 1.361 estão em monitoramento, com 210 pacientes internados.