O Pelotas venceu o São Caetano por 9 a 0, na noite deste sábado, em partida disputada no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, e válida pela nona rodada do Grupo 8 da Série D do Campeonato Brasileiro. O time paulista quase não entrou em campo após greve dos jogadores, que estão com os salários atrasados.
O primeiro tempo da partida terminou com vitória parcial do Pelotas por 6 a 0, com gols marcados por Ariel e Itaqui, duas vezes cada, Marcão e Mateus Santana. Na segunda etapa, Marcão, duas vezes, e Jonathan marcaram para o time gaúcho.
A derrota afundou ainda mais o São Caetano na lanterna do Grupo 8. Com apenas cinco pontos, o Azulão soma uma vitória, dois empates e cinco derrotas, com saldo de 15 gols negativos. O Pelotas, com a vitória expressiva, assumiu a liderança provisória da chave, com 15 pontos, mesma pontuação de Joinville e Novorizontino – que tem duas partida a menos.
O São Caetano tem novo compromisso pela Série D do Brasileiro na próxima quarta-feira, às 20h, quando recebe o Novorizontino, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, em jogo remarcado da quinta rodada. O Pelotas entra em campo no sábado, contra o São Luiz-RS, às 15h, na Boca do Lobo, em Pelotas.
O que pode explicar a goleada?
São Caetano x Pelotas, Série D do Brasileiro — Foto: Leonardo Lima/AD São Caetano
Na última sexta-feira, jogadores, membros da comissão técnica e funcionários do São Caetano emitiram nota oficial afirmando que entrariam em greve e não disputariam a partida contra o Pelotas, neste sábado. O motivo seria o atraso de até quatro meses no pagamento dos salários. Campeão da Série A2 do Campeonato Paulista, o São Caetano rompeu parceria com um grupo de investidores no último mês e sofre com problemas financeiros. Logo após o título, o técnico Alexandre Gallo deixou o clube.
Sem acordo com boa parte do elenco que conseguiu o acesso à elite do Paulistão, a solução encontrada pelo São Caetano para poder entrar em campo foi usar jogadores das categorias de base, com o elenco sendo completado com apenas oito jogadores do profissional, mas que vinham sendo pouco aproveitados.
A derrota sofrida pelo São Caetano para o Pelotas supera a maior goleada registrada na história da Série D do Brasileiro. Na temporada 2011, o Plácido de Castro, do Acre, derrotou o Vila Aurora-MT, por 9 a 1. (Globo Esporte)