Após a primeira derrota sob o comando de Tite, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (1), às 20h (de Brasília), para medir forças frente ao Santos, pela 31ª rodada do Brasileirão. O confronto será no Mané Garrincha, em Brasília. Afinal, a Conmebol mantém os preparativos para o Maracanã receber a decisão da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, no próximo sábado. No primeiro turno, o time carioca venceu por 3 a 2, na Vila Belmiro. Assim, o Peixe tenta dar o troco para se afastar do Z4.
Com 50 pontos, o Rubro-Negro caiu para a quinta colocação depois do revés, de virada, para o Grêmio, em Porto Alegre. Nesse sentido, o time da Gávea tenta voltar a vencer para entrar no G4 e encurtar a distância para o líder Botafogo. A atual diferença para o Glorioso é de nove pontos, e ambas as equipes têm uma partida a menos do que as demais na competição.
O Peixe, por sua vez, segue fora da zona de rebaixamento após o empate no clássico polêmico contra o Corinthians. No momento, a equipe soma 34 pontos, dois à frente do Goiás, primeiro adversário presente no Z4. O Campeonato Brasileiro está em sua reta final, portanto, restam apenas oito rodadas que prometem muita emoção.
Como chega o Flamengo
O maior problema de Tite para montar os 11 inciais em Brasília será no meio de campo. Erick Pulgar, um dos grandes destaques da temporada, recebeu o terceiro cartão amarelo. Além dele, Everton Ribeiro também está suspenso e desfalca o Rubro-Negro.
Do mesmo modo, o comandante não terá à disposição David Luiz e Allan, ambos lesionados. O primeiro teve uma entorse no tornozelo direito, entretanto não teve fratura, enquanto o segundo teve uma fáscia plantar do pé esquerdo e só deve voltar aos campos em 2024.
Por outro lado, Fabrício Bruno volta de suspensão e será o titular na defesa, enquanto Léo Pereira se recuperou de uma fissura no sétimo arco costal esquerdo, no tórax.
Como chega o Santos
Principal destaque do Peixe na temporada, Marcos Leonardo será desfalque diante da equipe carioca por ter recebido o terceiro amarelo. Dessa forma, a tendência é a de que o argentino Julio Furch, que é apelidado de Imperador em seus país, seja o titular.
No sistema defensivo, Marcelo Fernandes precisará fazer algumas alterações em Brasília. O titular João Basso lesionou o bíceps femoral da coxa esquerda e está fora de combate. Sendo assim, o comandante deve organizar a defesa com Messias ao lado de Joaquim de Dodô.
Por fim, os lesionados Alfredo Morelos, Alison, Felipe Jonatan, Alex Nascimento e Sandry estão fora. Além deles, o atacante Bruno Mezenga e o meia Luan Dias tratam de dores musculares.
FLAMENGO X SANTOS
31ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 01/11/2023, às 20h (de Brasília)
Local: Mané Garrincha (DF)
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite
SANTOS: João Paulo; Joaquim, Messias e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima e Kevyson; Soteldo e Julio Furch. Técnico: Marcelo Fernandes
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Guilherme Daias Camilo (Fifa-MG) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN) (Jogada 10)