O atleta mato-grossense Felipe Destro Fonseca, de apenas 11 anos, fez parte da delegação que representa o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê, realizado nessa sexta-feira (25.10), no Japão.
O esportista, que é bolsista do programa Olimpus do Governo de Mato Grosso há dois anos, contou também com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para a viagem.
Para o pai de Felipe, Ronnie Fonseca, a bolsa do programa Olimpus serviu como incentivo e motivação durante a caminhada do atleta. “Ele recebeu a bolsa atleta infantil nos últimos dois anos e, por isso, sempre lembrava do compromisso de apresentar bons resultados”, contou.
Único atleta de Mato Grosso na competição, Felipe conquistou a vaga por ter ficado nas três primeiras colocações no Campeonato Brasileiro de Karatê JKA, que ocorreu no mês de junho, em Brasília (DF). No Japão, ele competiu nas técnicas Kata e Kumite de sua faixa etária. Ele não conquistou medalhas, mas apresentou uma boa performance na competição.
“O nível desse mundial é altíssimo. Analisando o contexto geral, ele foi muito bem na competição, venceu algumas lutas e representou com grandeza nosso Estado e nosso País”, expressou Ronnie.
A delegação brasileira no campeonato mundial foi formada por adultos da categoria principal e master, atletas infantis de 9 a 12 anos, e por jovens de 13 a 21 anos.
Promovida por uma das mais antigas organizações de Karatê Shotokan do mundo, a Japan Karate Association (JKA), a competição aconteceu no tradicional ginásio Takasaki, na cidade do mesmo nome, no Japão.
“O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que Felipe estivesse representando Mato Grosso e o Brasil nessa importante competição. Agradeço ao secretário David Moura e a toda equipe da Secel, que têm investido fortemente nos atletas de nosso Estado”, conclui o pai de Felipe.