A eliminação precoce do Cuiabá na Copa do Brasil, continua repercutindo. O 4 de Julho conseguiu a classificação para a terceira fase vencendo o Cuiabá nos pênaltis por 5 a 4, após um empate sem gols no tempo normal. Há 20 anos, o Piauí não tinha um representante que avançasse tanto na competição – a última vez foi o Flamengo-PI, em 2001. O Rubro-Negro chegou às oitavas, mas a Copa do Brasil na época tinha menos fases. O Colorado de Piripiri segue nos trilhos de fazer uma campanha inédita.
As equipes serão divididas em potes que seguem a ordem de classificação do ranking da CBF. A entidade ainda não divulgou data para o sorteio.
Pote I
- Athletico-PR
- Atlético-MG
- América-MG
- Bahia
- Ceará
- Chapecoense
- Corinthians
- Cruzeiro
- Flamengo
- Fluminense
- Grêmio
- Internacional
- Palmeiras
- Santos
- São Paulo
- Vasco da Gama
Pote II
- 4 de Julho
- ABC
- Atlético-GO
- Avaí
- Boavista
- Brasiliense
- Cianorte
- Coritiba
- CRB
- Criciúma
- Fortaleza
- Juazeirense
- Bragantino
- Remo
- Vila Nova
- Vitória
Outros piauienses na Copa do Brasil
Tarso Campelo, Flamengo-PI — Foto: Arquivo Pessoal
O Flamengo-PI foi a equipe que chegou mais longe na Copa do Brasil dentre os representantes piauienses. A melhor campanha aconteceu no distante ano de 2001, quando abriu sua participação contra o Moto Club, eliminou o Sport e só parou diante do Corinthians. Na época, a Copa do Brasil tinha uma fase a menos, diferente da edição 2021. O 4 de Julho passou pelo Confiança e agora tirou o Cuiabá.
O River-PI, em 2008, venceu o Jaguaré, mas foi eliminado pelo Botafogo-PB. Em 2016, quando venceu o Goiás e foi eliminado pelo Botafogo-PB. Recentemente, em 2020, o Tricolor eliminou o Bahia, mas parou nos pênaltis diante do América-RN.
Na sua quinta participação na Copa do Brasil, o Picos conseguiu a inédita classificação para a segunda fase do torneio após vencer o Atlético-AC por 1 a 0, com um gol de pênalti convertido por Raphael Freitas. Na fase seguinte, o Zangão parou na equipe carioca do Boavista, que eliminou o time piauiense em casa. Finalizando sua melhor participação no torneio nacional. (Globo Esporte)