Renato Gaúcho prometeu e cumpriu: o Grêmio chegou para brigar na parte de cima da tabela do Brasileirão. Na noite deste sábado, o Tricolor venceu o Ceará por 4 a 2, na Arena, em jogo pela 21ª rodada da competição. Jean Pyerre, Pepê e Diego Souza marcaram para o time gaúcho no primeiro tempo e Diego Churín completou a goleada no segundo. Kelvin e Tiago descontaram para o Vozão, um em cada tempo. Foi a quarta vitória seguida do Grêmio no campeonato. Na próxima quarta-feira às 15h30, o Grêmio recebe o Cuiabá em Porto Alegre, em jogo que vai decidir vaga nas semifinais da Copa do Brasil. No primeiro jogo, disputado na Arena Pantanal, o Tricolor Gaúcho venceu por 2 a 1 e abriu vantagem.
Na tabela
Com a vitória, o Grêmio chega a 33 pontos e assume a sexta colocação na tabela, a cinco pontos do novo líder, o Atlético-MG. O Tricolor ainda tem um jogo atrasado a disputar pela 6ª rodada, contra o Goiás, no dia 30. Já o Ceará estaciona nos 24 pontos, na 13º colocação, também com 20 jogos disputados.
Digno de 10
A camisa 10 do Grêmio caiu bem em Jean Pyerre. O número, que era usado por Robinho, foi dado ao meio-campista nessa semana, a pedido do técnico Renato Portaluppi. Foi uma forma que o treinador encontrou de valorizar o jovem de 22 anos, que enfrentou problemas de lesões e também fora do campo, com o pai internado com um quadro grave de Covid-19. Jean não poderia estrear a 10 da melhor forma, com um gol em cobrança de falta e participação nos outros três gols do time. Foi o terceiro gol dele na temporada, o segundo de falta – o outro foi de pênalti.
Sequência quebrada
Depois de ser batido por 3 a 0 pelo Palmeiras no meio de semana e se complicar nas quartas de final da Copa do Brasil, o Ceará sofreu a segunda derrota consecutiva e viu cair sua série invicta no Brasileirão. O time de Guto Ferreira vinha de uma sequência de seis partidas sem derrota na competição – empates com o Sport, Botafogo, Fluminense e Athletico e vitórias contra Coritiba e Corinthians.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi de domínio total do do Grêmio. Com time praticamente completo, com exceção da dupla de zaga Pedro Geromel e Kannemman, o Tricolor em alguns momentos lembrou sua melhor versão de anos anteriores, com muita posse de bola, troca de passes constantes e pressão no adversário. O primeiro gol, porém, saiu de bola parada. Aos 19, Jean Pyerre cobrou falta da entrada da área e mandou no canto direito de Fernando Prass para abrir o placar.
O Tricolor não diminiu o ímpeto com o gol e ampliou o placar aos 32. Luiz Fernando cruzou rasteiro da direita e Pepê apareceu livre na área para escorar para as redes. O Ceará descontou aos 36, em chute de Kelvyn de fora da área que desviou na defesa e eganou Vanderlei. Mas o Grêmio voltou a abrir dois gols de vantagem três minutos depois. Luiz Fernando aproveitou a bobeira da defesa do Vozão e deu sua segunda assistência para para Diego Souza fazer o terceiro.
Segundo tempo
Guto Ferreira voltou com uma mudança no segundo tempo, com Charles no lugar de Ricardinho. Mas a alteração não alterou o panorama da partida. O Grêmio seguiu com a bola, trocando passes e tantando achar espaços na defesa rival. E de tando rondar a área do Ceará, o time gaúcho chegou ao quarto gol aos 24 minutos, novamente um lance de bola parada. Jean Pyerre cobrou falta do lado direito e Diego Churín, que havia entrado no lugar de Diego Souza, completou de cabeça, para fazer o primeiro gol dele com a camisa gramista.
O Ceará teve uma bela chance para descontar aos 31 minutos. Jacaré fez boa jogada pela esquerda e tocou para Cléber livre na área, mas o centroavante errou a finalização. Felipe Vizeu, ex-Grêmio, entrou no lugar de Cléber logo depois disso para tentar aumentar o poder ofensivo do Vozão, mas foi um zagueiro que fez o segundo do time cearense, aos 45. Após cobrança de escanteio do lado esquerdo de ataque, Tiago subiu mais que a defesa gremista e cabeceou no canto de Vanderlei para dar números finais ao placar.
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo no meio de semana pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (18), o Grêmio enfrenta o Cuiabá, às 15h30 (horário de MT), na Arena, pelo jogo de volta das quartas de final. No mesmo dia, o Ceará recebe o Palmeiras no Castelão, às 19h. Pelo Brasileirão, o time gaúcho visita o Corinthians no próximo domingo (22), às 20h30, enquanto o Ceará joga novamente em casa contra o Atlético-MG, também no domingo, às 16h. (Globo Esporte)