O anteprojeto de engenharia para implantação do Bus Rapit Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande prevê um orçamento de R$ 480.500.531,82 para implantação total do sistema de transporte. Neste valor consta desde a terraplanagem, construção das estações e terminais, até a comunicação visual do projeto.

O BRT ainda está na fase de anteprojeto. Nos próximos dias 9 de 10 de setembro, haverá uma audiência pública para discutir estes documentos, antes que seja lançada a licitação para contratação de empresa responsável.
Este modelo de transporte foi escolhido pelo governador Mauro Mendes (DEM) no lugar do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que foi prometido pelo ex-governador Silval Barbosa (MDB) e deveria ter sido entregue ainda antes da Copa do Mundo de 2014.

Em maio de 2021 a Comissão de Infraestrutura e Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) rejeitou o Projeto de Lei 010/2020, que previa a realização de um plebiscito para a escolha entre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT) como modal de transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande. Os parlamentares afirmaram que o tema já foi bastante discutido pela Casa de Leis e que os deputados já aprovaram a troca do modal para BRT, que foi baseada em estudos técnicos.

Veja os detalhes do orçamento: