Bombeiros, voluntários e brigadistas continuam atuando para controlar os focos de incêndio na região conhecida como “São Pedrinho”, no Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, Poconé. Os primeiros focos foram registrados na noite de sexta-feira e ainda não foram totalmente controlados.
Local de difícil acesso, o combate está sendo feito por aviões Airt Tractor e por brigadistas, voluntários e bombeiros, que só conseguem chegar de barco.
Os incêndios já atingem muitos animais, encontrados carbonizados na região, principalmente répteis, anfíbios e roedores, que tentam fugir das chamas e não encontram saída. Fotos enviadas pelo coronel bombeiro Paulo Barroso mostram a tragédia dos incêndios para esses animais.
Veterinários voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) já resgatou vários macacos e outros vertebrados. Outra Organização Não Governamental – SOS Pantanal – resgatou, dias atrás, em conjunto com os bombeiros, um filhote de veado campeiro que estava com as patas queimadas na Transpantaneira. Ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O animal não resistiu aos ferimentos.
Em toda a região, fazendeiros relatam que têm visto animais em suas propriedades pedindo água. Alguns, não resistem à seca extrema.
No ano passado, quando os incêndios consumiram 4 milhões de hectares no pantanal, pelo menos 17 milhões de animais morreram. Os dados são de estudo feito pela Embrapa Pantanal.