O América-MG arrancou, na raça, a vitória sobre o Peñarol, nesta quinta-feira (29/6), por 2 a 1, em Montevidéu. Neste duelo pela última rodada do Grupo F da Sul-Americana, o time mineiro saiu atrás no primeiro tempo, quando atuou muito mal. Sebástian Rodríguez marcou para os donos da casa. Mas o Coelho precisava vencer para seguir vivo na competição e virou no fim do do segundo tempo, com gols de Danilo Avelar e Juninho.
A vitória sensacional levou o Coelho aos dez pontos. O mesmo do Millonarios, mas com vantagem no desempate. Assim, terminou em segundo lugar no Grupo F e vai para a repescagem contra um dos terceiros colocados da Libertadores. O primeiro lugar, e vaga direta nas oitavas, ficou com o Defensa Y Justicia, que foi aos 15 pontos após vencer o Millonarios por 3 a 1. Já o Peñarol, um gigante urugauio, perdeu todos os seis jogos e terminou com zero.
América-MG sai atrás, mas vira no fim
O Coelho foi uma decepção no primeiro tempo. Com um time bem alterado em relação ao que vem jogando no Brasileirão (e está no Z4), viu o rival mandar em campo e sair merecidamente por 1 a 0, gol de Sebástian Rodríguez aos 28 minutos. Porém, na etapa final, o América voltou muito melhor. Afinal, no outro jogo, o Defensa já tinha aberto boa vantagem sobre o Millonarios. Era vencer e se garantir na repescagem. A entrada de Danilo Avelar acordou o time e depois de algumas boas oportunidades, veio o empate aos 32. Martínez cobrou escanteio pela esquerda e Avelar cabeceou para fazer o gol. E, aos 42, veio a virada, Num bom trabalho, Aloísio Boi Bandido tentou o chute. Mas foi bloqueado. Porém, a sobra ficou para Juninho cabecear.
PEÑAROL 1X2 AMÉRICA-MG
6ª rodada do Grupo F da Sul-Americana-2023
Data: 29/6/2023
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
PEÑAROL: Cardoso; Aguirregaray, (Ferreira, aos 10′ do 2ºT); Menosse, Rak e Hernández; Méndez (Padilla, aos 35′ do 2ºT), Garcia, Cristóforo (Homenchenko, aos 20′ do 2ºT) Sebástian Rodríguez e Marsilla (Matías Ferreira, aos 35′ do 2ºT); Arezo (Abel Hernández, aos 20′ do 2ºT). Técnico: Darío Rodríguez
AMÉRICA-MG: Matheus Pasinato; Matheus Henrique (Danilo Avelar, no Intervalo), Éder, Júlio e Marlon; Breno (Felipe Azevedo,a os 30′ do 2ºT), Alê, Martínez e Benítez (Juninho, aos 20′ do 2ºT); Mastriani (Aloísio, aos 20′ do 2ºT); Everaldo (Rodrigo Varanda, aos 11′ do 2ºT) Técnico: Vagner Mancini
Gols: Sebástian Rodríguez, aos 28′ do 1ºT (1-0); Danilo Avelar, aos 33′ do 2ºT (1-1); Juninho, aos 42′ do 2ºT (1-2)
Árbitro: Diego Mirko Haro Sueldo (PER)
Auxiliares: Enrique Pinto (PER) e Stephen Atoche (PER)
Cartões amarelos: Aguirregaray, Rak, Graña, Hernández (PEN); Matheus Henrique, Danilo Alvelar (AMG) (Jogada 10)