O América-MG vai acumulando insucessos nas últimas semanas e, nesta terça-feira (23/5), somou mais um. Afinal, pela quarta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana, levou a virada do Defensa Y Justiça em seus domínios, o Estádio Independência, em Belo Horizonte: 3 a 2. Benítez e Aloísio Boi Bandido fizeram os gols do Coelho. Mas Togni (dois) e Julian López marcaram para os argentinos.

O Defensa Y Justicia lidera o grupo com nove pontos. Contudo, ainda pode ser ultrapassado pelo Millonario, da Colômbia (sete pontos), que jogará na rodada contra o lanterna Peñarol-URU (zero ponto). O América, com quatro pontos, está muito próximo da eliminação. Nesta Sul-Americana, o primeiro colocado de cada grupo avança direto às oitavas. Mas o segundo jogará repescagem contra um dos terceiros colocados da Libertadores para avançar de fase.

América-MG na frente no primeiro tempo…

Muito melhor no início do jogo, o América conseguia atacar com objetividade e fez 1 a 0 quando Benítez concluiu uma assistência de Aloísio. Com 1 a 0 no placar e mandando em campo, o Coelho teve chance de ampliar em dois lances com Benítez e um com Aloísio. Porém, aos 28, deu um gol de presente para o Defensa. Alê atrasou mal a bola para o goleiro Cavichioli. Togni agradeceu se antecipando e mandando para a rede. O time sentiu o golpe e somente não levou o segundo gol graças às intervenções do goleiro Cavichioli. Contudo, quando estava mal, o América voltou a ficar na frente: cruzamento de Benítez e gol de cabeça de Mastriani.

Mas o Defensa vira na etapa final

Veio o segundo tempo e o América esqueceu o bom futebol nos vestiários. No primeiro lance, logo a um minuto, Togni recebeu na entrada da área e fez o gol de empate dos argentinos. O Coelho não se encontrava. Assim, a virada do Defensa parecia iminente. Foi o que ocorreu aos 23. Erro de marcação e a bola ficou com Julian López na entrada da área. O chute foi colocado, no canto direito de Cavichioli. Defensa 3 a 2. No fim, Martínez teve a chance do empate para os mineiros, um chute colocado que superou o goleiro Insain. Porém,  Santana salvou na linha, voando na bola.

AMÉRICA 2X3 DEFENSA Y JUSTICIA

4ª rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana
Data: 23/5/2023
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
AMÉRICA-MG Cavichioli; Mateus Henrique (Felipe Azevedo, aos 19′ do 2ºT), Julio (Maidana, aos 31′ do 2ºT), Ricardo Silva e Nicolas; Alê (Emmanuel Martínez, aos 26′ do 2ºT), Juninho e Benítez; Mastriani, Marlon (Everaldo, aos 19′ do 2ºT) e Aloísio (Rodrigo Varabnda, aos 26′ do 2ºT). Técnico: Vagner Manini.
DEFENSA Y JUSTICIA: Unsain;  Sant’Anna, Malatini, Cardona e Soto; López, Gutiérrez e Barbona (Tropichio, aos 25′ do 2ºT); Alanis (Santi Ramos, aos 39′ do 2ºT), Togni (Solari, aos 44′ do 2ºT) e Nicolás Fernández (Miritello, aos 44′ do 2ºT). Técnico: Julio Vaccari
Gols: Benítez, aos 10′ do 1ºT (1-0); Togni, aos 28′ do 1ºT (1-1); Aloísio, aos 46′ do 2ºT (2-1); Togni, a 1′ do 2ºT (2-2); Julian López, aos 23′ do 2ºT (3-2)
Árbitro: Ivo Mendez (BOL);
Auxiliares: Roger Orellana e Ruben Flores (BOL);
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Julio, Alê (AME), Alanis (DEF)  (Jogada 10)