Uma virada histórica do América-MG no tempo regulamentar. Time teve um primeiro muito ruim, foi nocauteado duas vezes com os gols do Guarani-PAR e ficou sem reação. A virada só aconteceu no segundo tempo depois das mudanças feitas pelo técnico Marquinhos Santos. Wellington Paulista (2x) e Pedrinho fizeram os gols. O resultado levou a decisão para os pênatis. Henrique Almeida perdeu para o Coelho e Jailson pegou uma cobrança. A classificação rende ao América-MG cerca de R$ 3 milhões por ter chegado a fase 3 da Libertadores. O time mineiro encara na próxima fase o vencendor de Barcelona de Guayaquil ou Universitário.
Primeiro tempo
O América teve um primeiro tempo muito ruim em Assunção. Time foi lento e não conseguiu levar perigo para a área adversária em nenhum momento. O zagueiro Éder cometeu um pênalti aos 10 minutos em cima de Benítez. O jogador passou por todo o meio de campo do América sem ser parado e entrou na área americana como quis. Fernando Fernandéz bateu e por muito pouco Jailson não pegou. O segundo do Guarani-PAR veio na sequência, dois minutos depois, de cabeça, com Cáceres. O Coelho sentiu muito o golpe dos dois gols e poquissimo conseguiu reagir. O América ainda podia ter tido Felipe Azevedo expulso no primeiro tempo, mas o juiz teve piedade e evitou o segundo amarelo para o atacante.
Segundo tempo
A reação só veio no segundo tempo. O América voltou jogando melhor e conseguiu um gol no início da etapa final com Wellington Paulista. O time mineiro conseguiu chegar com mais perigo do gol de Vásquez e ocupou o campo de ataque durante todo o segundo tempo. As mudanças feitas pelo Marquinhos Santos melhoraram o time, que conseguiu o empate também com WP9 depois de um belo cruzamento de Everaldo. O América fez uma blitz e o gol da virada saiu com Pedrinho, nos minutos finais num belo chute da entrada da área.
Pênaltis
O América perdeu a terceira cobrança com Henrique Almeida. O Guarani-PAR ficou na frente, mas na última cobrança antes das alternadas, o goleiro Vásquez mandou para fora colocando o Coelho de novo na busca pela classificação. A partir daí, o time paraguaio errou todas as cobranças. Jailson defendeu uma delas. O gol da classificação saiu dos pés de Everaldo. (GE)