Até os 53 minutos do segundo tempo da partida contra o Red Bull Bragantino, nesta quinta-feira, 10, o América-MG ia dando adeus à Copa Sul-Americana. Foi nesse minuto que saiu o gol de pênalti em que o Coelho empatou a partida por 3 a 3, na Neo Química Arena, e levou o segundo jogo das oitavas de final para as penalidades. Nas cobranças, os mineiros venceram o Massa Bruta por 4 a 3 e garantiram a vaga nas quartas de final.
Matheus Cavichioli entrou na partida no segundo tempo no lugar de Pasinato, que cometeu uma falha que gerou o primeiro gol do Bragantino. E o goleiro foi fundamental para a classificação do Coelho. Fez boas defesas na etapa final e fez duas defesas na decisão por pênaltis.
O Braga fez o primeiro logo aos quatro minutos do primeiro tempo, quando Sorriso aproveitou uma falha de Pasinato e mandou a bola para o gol. No fim do primeiro tempo, três gols. Aos 45, o América-MG empatou com Mastriani após cruzamento de Matheusinho. O Massa Bruta passou à frente novamente aos 47, com Sorriso de novo. Aos 49, Éder fez de cabeça e deixou tudo igual.
No segundo tempo, Léo Ortiz marcou um golaço aos 11 minutos. Roubou a bola no meio-campo, avançou ao ataque, invadiu a área, cortou a marcação e mandou para o gol. O empate do América veio aos 53 minutos, em cobrança de pênalti convertida por Mastriani.
Nas quartas de final, o América-MG terá mais um adversário brasileiro: o Fortaleza. A equipe cearense passou pelo Libertad, do Paraguai, nas oitavas de final. Os dias dos jogos ainda serão divulgados pela Conmebol.
Os times agora voltam o foco o Brasileirão. No domingo, 13, o América-MG recebe o Goiás, às 16h, no Independência. O Bragantino joga na segunda-feira, 14, contra o Vasco, às 21h, no Nabi Abi Chedid.
O Bragantino começou melhor a partida e encurralou o América-MG no campo de defesa. O Massa Bruta era superior quando abriu o placar, mas o gol foi mais por uma falha do goleiro Pasinato. A bola foi recuada para ele, que dominou e acabou perdendo a bola para Sorriso ao dar um passo a mais. O atacante do Braga mostrou estar atento no lance e, aos quatro minutos, mandou para as redes. O Massa Bruta seguiu melhor na partida, mas, como o decorrer do tempo, o América-MG equilibrou o jogo e começou a levar perigo.
O empate do Coelho saiu aos 45 minutos. Matheusinho aproveitou falha na marcação, invadiu a área e cruzou para Mastriani mandar para o gol. Até o fim do primeiro tempo, ainda saíram mais dois gols. Aos 47, Sorriso fez o segundo dele e colocou novamente o Braga à frente. Após erro na saída de bola, Juninho Capixaba lançou Sorriso, que antecipou Pasinato e fez um bonito gol. No último lance do primeiro tempo, aos 49, o América empatou. A bola foi lançada na área em cobrança de falta, e Éder cabeceou para o gol.
O Bragantino fez três mudanças para começar o segundo tempo, enquanto o América-MG trocou o goleiro Pasinato por Matheus Cavichioli. Com as entradas de Jadsom, Matheus Gonçalves e Thiago Borbas, o Massa Bruta melhorou. Voltou com a marcação alta e dominou o início da etapa final. A superioridade resultou em gol. Léo Ortiz roubou a bola no meio-campo e avançou ao ataque. Invadiu a área, cortou a marcação e marcou aos 11 minutos. Um golaço! Com o passar do tempo, o ritmo do Bragantino diminuiu. E o América-MG passou a chegar também ao ataque.
E no último lance do jogo, o América-MG teve um pênalti para cobrar. Após a bola ser lançada na área, Aderlan subiu para o cabeceio com o braço aberto e a bola acertou o braço do lateral. O lance foi revisado pelo VAR, e o pênalti marcado. Mastriani, aos 53 minutos, cobrou e empatou o jogo.
Na decisão por pênalti, Mastriani, do América-MG, e Léo Ortiz, do Bragantino, desperdiçaram as primeiras cobranças. Matheus Cavichioli pegou a cobrança de Ortiz. Na sequência, Everaldo, Lucas Evangelista, Éder, Luan Cândido e Alê fizeram. Na quinta cobrança do Bragantino, Thiago Borbas cobrou, e Matheus Cavichioli defendeu. (GE)