As 65 alunas do curso de Cuidador de Idosos oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, Núcleo de Apoio à Primeira-dama e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), praticaram aulas de Educação Física, na última sexta-feira (12), com exercícios voltado à terceira idade.

“Eu passei alguns exercícios de ginástica laboral para elas fazerem durante o cuidado com os idosos, porque eles seguram, carregam e levantam os idosos e se isso feito de forma errada pode acabar com uma lesão”, explicou Neusa Cristina Gomes, educadora física do departamento de Instituto de Saúde Coletiva.

O curso está sendo desenvolvido por meio do programa Qualifica Mulher, sendo as aulas teóricas executadas por docentes e discentes do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), havendo também previstas visitas técnicas com aulas práticas no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, entidade referência na capital ao atendimento da terceira idade.

Serão 5 módulos com a carga horária total de 44 horas/aulas, distribuídas durante 11 (onze) dias de orientação para o acompanhamento contínuo de pessoas acima dos 60 anos.

Dentro do conteúdo programático estão previstas aulas de Assistência Social, Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Nutrição e demais assuntos relacionados à saúde de idosos.

Segundo o último Censo Demográfico brasileiro, o número de idosos cresceu 57,4% em 12 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda indicou a existência de 6 milhões de mulheres a mais que homens dentro dessa realidade de envelhecimento.

“É importante toda essa qualidade dos professores e da infraestrutura disponível para o curso Cuidador de Idosos. Esses professores capacitados e experientes irão contribuir para uma formação mais completa e preparar essas mulheres para cuidar bem de nossos idosos”, disse Cely Almeida, titular da pasta da Mulher.