Familiares da saudosa Neiza Pinto de Siqueira Xavier, com grande legado na área da educação de Chapada dos Guimarães, marcaram presença na arquibancada do plenário da Assembleia Legislativa, para acompanhar a segunda votação ao Projeto de Lei nº 264/2025 que denomina o nome da professora em unidade escolar da rede pública estadual do município. A matéria é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD) que fez um breve relato, na sessão plenária desta quarta-feira (10), sobre a história da educadora que atuou em várias escolas e foi vereadora da cidade, sendo acometida por um câncer, em outubro de 2023.
Com a aprovação do projeto pela maioria dos parlamentares, o esposo Elson de Siqueira Xavier disse que essa proposta será um alento para ele e demais parentes e amigos. “O deputado Wilson Santos sempre acompanhou os trabalhos dela. Foi diretora de várias escolas, presidente de bairro, coordenadora de idosos e cargos públicos. Grande parte do trabalho voluntário. Aí, indicou o nome dela para uma nova escola de Chapada dos Guimarães. Viemos prestigiar este momento. A maior parte da nossa família são professores. Esse é um alento que vai eternizar o nome dela, mais do que merecido”, disse.
A nova escola de Chapada dos Guimarães está em fase final de construção pelo Governo de Mato Grosso, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Frei Osvaldo. “Tive a satisfação de conhecê-la pessoalmente e sua família e nada mais justo que homenageá-la diante de tantos feitos que fez pela educação de Chapada dos Guimarães. Seu legado é marcado pelo esforço, coragem e determinação, características que a tornaram um verdadeiro símbolo da luta e desenvolvimento da região, principalmente na educação”, pronunciou o parlamentar.
História – Neiza Pinto de Siqueira Xavier nasceu no dia 20 de novembro de 1958, em Chapada dos Guimarães. Formada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã (SP) e pós-graduada pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Esteve casada por 48 anos com Elson e teve três filhos.
A professora atuou na educação desde o ano de 1974 até se aposentar, com passagem em várias escolas do município e do estado. Em Chapada dos Guimarães, ocupou o cargo de vereadora entre 1993 a 1996. Logo, nos anos de 1997 a 2000 chegou a ser secretária Municipal de Educação. Já, de 2001 a 2004 exerceu o segundo mandato como parlamentar do município e, do período de 2010 a 2012, assumiu como secretária Municipal de Assistência Social.
Além do legado deixado na educação e na vida pública, Neiza chegou a ser líder comunitária na luta pelos direitos da comunidade de Chapada dos Guimarães, principalmente pelo bairro Cohab Véu de Noiva, onde morou por 36 anos. Também foi líder religiosa na busca por melhorias das igrejas Santa Cruz e Santa Luzia.
Com a aprovação do projeto de lei, a matéria segue para ser sancionada pelo Governo de Mato Grosso.


