O ser humano viveu 2,6 milhões de anos como coletor e caçador, em harmonia com os alimentos fornecidos pela natureza. Através desta informação já temos uma direção do que deve ser a base da nossa alimentação: legumes, verduras, frutas , sementes e oleaginosas, e proteínas de origem animal, vindo do peixe e das caças.
Leia Também:
-Viver feliz, alegre, disposto, isento de doenças tem a ver com alimentação????
–Ciclo circadiano
-É melhor usar suplementos alimentares ou consumir os alimentos?
-O que funciona? Jejum – cortar calorias – Lou Carb – Paleolítica
-Aumentar o consumo de gordura ( higt fat) é uma boa estratégia para emagrecer ???
-Praticantes de atividade física X Alimentação
O que fazemos atualmente, comemos carne vermelha todos os dias e muitas vezes no almoço e jantar. Peixes, quase nunca!
Impressionante como, as pessoas esquecem de comer peixe. E comer uma vez por semana não é suficiente para suprir as nossas necessidades nutricionais. Visto que a carne vermelha é rica em gordura saturada que é inflamatória para o organismo. Precisamos sim comer carnes vermelhas, mas não nessa quantidade excessiva.
Outro hábito nada saudável é comer sempre os mesmos alimentos: monotonia alimentar nem pensar. Compre muitas variedades de alimentos muitas cores e em pequenas porções. Ao invés de comprar um saco de laranjas, compre ½ dúzia e aí compre outras frutas como: banana, maçã, melancia, abacate, abacaxi, etc.
Minha proposta de cardápio é simples veja:
Café da manhã faça suco natural com 1 fruta e vários legumes como cenoura – batata yacon – abobrinha verde – beterraba – couve folha- gengibre, este suco já fica doce, portanto, não necessita adoçar. Faça um sanduíche com pão integral ou coma tapioca ou cereais integrais como aveia, granola sem açúcar ou use as raízes como batata doce, mandioca, cará, inhame ou banana da terra cozida ou assada.
Nesse sanduíche poderá colocar ovo mexido com um pouco de azeite e orégano por exemplo.
Não se esqueça o café da manhã é uma das principais refeições de nosso dia, não o pule, caso não esteja fazendo o jejum intermitente. No almoço, muitas folhas com legumes variados, carne magra branca ou ovo ou peixe e carne vermelha apenas duas vezes na semana, arroz integral e feijão ou lentilha ou ervilha. Lanche da tarde, caso sinta muita fome, coma mais alimentos proteicos dão mais saciedade como um omelete ou yogurte com fruta e sementes de linhaça ou chia que são fibras que também dão saciedade. Jante sempre comida não troque por lanches e antes de dormir tome um chá como mulungu, cidreira, que é calmante.
Lembre-se cada um de nós temos uma individualidade bioquímica, ou seja, somos únicos e precisamos detectar qual a alimentação ideal, por exemplo se comi pepino e fiquei arrotando este ao longo do dia quer dizer que não é o alimento mais adequado para meu organismo. E assim vamos selecionando o que é bom, se almoço e fico com sono é porque estou comendo uma quantidade muita maior a que necessito , o alimento tem que me trazer energia e não cansaço. Observe seu corpo , trate-o dá melhor forma possível pois ele te acompanhará por muitos anos com saúde ou sem você escolhe…