Os cachorrinhos são muito amados por todos nós. Geralmente, quando o adquirimos, fazemos uma breve pesquisa sobre sua raça, comportamento e as especificidades de seu porte. No entanto, algumas manias e costumes dos pets -que sempre achamos que era só isso- podem ser facilmente explicadas com algumas curiosidades sobre eles.
Elaboramos uma lista com 10 curiosidades que vai te ajudar a entender algumas atitudes de seu cãozinho e respeitá-lo ainda mais por ser um animal tão fofo e incrível.
1. O olfato deles é bem mais apurado que o nosso
Em média, 100 mil vezes. Nosso olfato possui 5 milhões de receptores olfativos, já o dos cães, podem atingir 300 milhões.
2. Eles são uma ótima ajuda para prevenir asma e resfriado
Estudos comprovam que, quando as crianças convivem desde cedo com os animaizinhos, são menos propensas a ter asma ou adoecer por conta de um resfriado. Isso acontece pois, graças ao contato do cão com a rua, e de ele estar aberto a bactérias, o sistema imunológico da criança cria anticorpos e a deixa mais resistente.
3. Cães também sofrem de depressão
Diferente do que os humanos pensam, muitas doenças caninas são similares às nossas, como é o caso da depressão. Os cães que ficam muito tempo sozinhos em casa, ou que não possuem momentos de atenção e lazer, são mais suscetíveis à doença. Outro manifestação da depressão dos cachorros, é quando estes têm alteração de ânimo conforme mudam as estações.
4. Eles se apaixonam
O mesmo hormônio (oxitocina) que faz seu cachorro te amar loucamente, também o faz se apaixonar. Ele é o hormônio do amor, responsável também pela interação do cão com o mundo ao seu redor: o dono, familiares e outros cães.
5. Eles suam
Sabe onde? Em suas patinhas. Suas glândulas sudoríparas são localizadas nos hipotênares de suas patas, por este movito ela, às vezes, possui um odor diferenciado. Sempre olhamos para os animaizinhos e pensamos “como eles não suam com todos esses pelos?”, aí está a resposta.
Quem disse que eles não têm impressão digital? Têm sim! Seus narizes possuem ruguinhas e marquinhas incomparáveis – que nenhum outro cão possui igual. Ela é muito similar à nossa impressão digital, já que nenhuma é igual a outra.
7. A temperatura dos cachorros não é igual a nossa
Você sabia disso? Nosso corpo varia de temperatura entre os 35 e 37 graus Celsius. Os cachorrinhos, por sua vez, têm o alcance de variação por volta de 38 e 39. Sendo assim, quando você estiver naquele dia mais que abafado, com o ventilador voltado para o seu rosto, lembre-se de que seu animalzinho está sentindo ainda mais calor que você.
8. O barulho da chuva os incomoda
Esse barulhinho, que tanto nos acalma nos fins de tarde, incomoda os cãezinhos. Isso porque eles possuem a audição muito mais apurada que a nossa, portanto, o barulho de uma tempestade pode ser inúmeras vezes mais impactante para eles.
9. Os cachorros nos entendem
Entendem não só o que você diz, mas também o jeito que diz, o tom e consegue até prever suas intenções. Você acha, muitas vezes, que ele se faz de desentendido, mas a realidade é que seu cãozinho está sempre atento ao que fala.
10. Filhotinhos nascem cegos, surdos e sem dentes
E também nascem completamente fofinhos. Ao longo de seu desenvolvimento eles vão adquirindo o tato, depois enxergando e escutando. Os dentinhos também nascem.
Entender o seu cachorrinho é primordial, afinal, só quando conhecemos bem as curiosidades que o rodeiam, podemos ajudá-lo e entendê-lo da melhor forma possível. Sempre com muito amor e admiração!