O anúncio da aposentadoria precoce de Sergio “Kun” Agüero deixou o mundo do futebol um pouco mais triste nesta quarta-feira. Nas redes sociais, várias homenagens ao agora ex-jogador argentino de 33 anos que teve que deixar os gramados por conta de problemas cardíacos.
Padrinho do filho mais velho de Agüero, o compatriota Lionel Messi postou fotos com o amigo e um longo texto em homenagem ao ex-atacante, com o qual foi campeão mundial sub-20 em 2005.
– Praticamente toda uma carreira juntos, Kun … Vivemos momentos muito bonitos e outros nem tanto, mas todos eles nos fizeram unir cada vez mais e sermos mais amigos. E vamos continuar vivendo juntos fora do campo. Com a grande alegria de erguer a Copa América tão pouco atrás, com todas as conquistas que você conquistou na Inglaterra … E a verdade é que agora dói muito ver como você tem que parar de fazer o que mais gosta por causa do que aconteceu a você. Certamente você continuará sendo feliz porque você é uma pessoa que transmite felicidade e nós que o amamos estaremos com você. Agora começa uma nova etapa da sua vida e estou convencido de que você vai vivê-la com um sorriso e com toda a ilusão que coloca em tudo. Tudo de bom nesta nova etapa !!! Amo muito você, amigo, vou sentir muita saudade de estar com você em campo e quando estivermos juntos com a seleção – escreveu Messi.
– Foi uma honra desfrutar do seu futebol com a rojiblanca. Boa sorte, Aguëro – postou o Atlético de Madrid, primeiro clube que Agüero defendeu no futebol europeu após deixar o Independiente.
Um dos maiores ídolos da história do Manchester City, Agüero recebeu o carinho do clube pelo qual marcou 260 gols.
– Os fatos falam por si: Sergio é simplesmente o atacante mais implacável da história da Premier League – escreveu Khaldoon Al Mubarak, presidente do Manchester City.
Companheiro de Agüero nos tempos de City, o belga De Bruyne homenageou o atacante.
– Um dos melhores atacantes de todos os tempos – postou o meia.
– Amigo, eu sei que foi uma decisão difícil que você teve que tomar, mas você saiu como uma LENDA. Para mim, é um orgulho compartilhar tantos momentos juntos, dentro e fora do campo. Você é meu parceiro no crime! Boa sorte em sua nova etapa!
– Obrigado por tantos anos de futebol, dribles, gols e alegrias com a Albiceleste. Você estará para sempre no coração de cada argentino e nós o encorajaremos por toda a sua vida.
– Infelizmente, uma grande carreira tem que terminar cedo demais! Tudo de bom para o futuro, Aguero ! – postou o Bayern de Munique.
– Foi uma honra lutar contra um jogador como você, Aguero. Um dos melhores jogadores do mundo. Boa sorte para você e sua família – postou o Real Madrid.
Drama de Agüero começou em outubro
O drama de Agüero começou no dia 31 de outubro, quando ele foi a campo para enfrentar o Alavés e precisou ser atendido de forma emergencial logo depois da partida, quando sentiu um desconforto no peito. Exames mostraram que o argentino sofreu uma arritmia e ele precisou ser internado.
Na ocasião, a imprensa espanhola relatou que não foi a primeira arritmia na carreira do atacante. O Barcelona teria conhecimento de episódio anterior, mas não esperava que isso pudesse ocorrer novamente, dado o rendimento no Manchester City e a revisão médica no momento da contratação. Episódios de arritmia cardíaca podem não representar grave perigo, mas também têm chance de serem indicativos de problemas mais graves, segundo especialistas.
O Barcelona tratou do assunto de forma oficial na época anunciando que Agüero ficaria pelo menos três meses fora de campo para realizar um tratamento, depois de um procedimento realizado em sua internação. Entretanto, em meio a muito mistério, notícias foram surgindo na Espanha e na Argentina indicando que o atacante não poderia atuar profissionalmente nunca mais.
Agüero passou mal durante o jogo contra o Alavés no fim de outubro — Foto: Getty Images
Agüero chegou ao Barcelona no início da atual temporada após encerrar o seu vínculo com o Manchester City, clube que defendeu por dez temporadas e é um dos maiores ídolos, além de ser o maior artilheiro com 260 gols. A intenção do atleta era retornar ao futebol espanhol, aonde havia defendido o Atlético de Madrid anteriormente, para ajudar na reconstrução do Barcelona e atuar ao lado do “compadre” Lionel Messi. No entanto, o craque acabou rumando para o PSG.
Entretanto, Agüero, revelado pelo Independiente e medalha de ouro com a seleção argentina nos Jogos de Pequim em 2008 e campeão da Copa América de 2021, sofreu com problemas físicos na pré-temporada e demorou a fazer sua estreia oficial pelo clube. Acabou atuando em apenas cinco jogos e marcou um gol na derrota no clássico contra o Real Madrid, em outubro. (GE)