A secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, garantiu encaminhar o plano de imunização contra a covid-19 do muncípio à Câmara de Vereadores na próxima semana.
Segundo Ozenira após a validação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o planejamento será enviado aos vereadores, à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e divulgado.
Na Capital, o agendamento para a vacinação contra a covid-19 poderá ocorrer via aplicativo. Em primeiro lugar serão vacinados os profissionais de saúde da linha de frente, seguidos dos idosos e dos portadores de comorbidades.
Ozenira prometeu também, em reunião nessa sexta-feira (15) com a vereadora Edna Sampaio (PT), a criação de um grupo de trabalho externo para fazer o controle social da implantação do plano.
A parlamentar protocolou uma carta na SMS solicitando respostas sobre infraestrutura, calendário de vacinação e a garantia de oferta gratuita da vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ela questiona a quantidade de vacinas que será disponibilizada pelo Governo Federal e se haverá aquisição direta dos laboratórios, grupos prioritários, período de vacinação, doses necessárias por grupo.
A execução do plano pelas unidades de saúde do SUS, insumos existentes, mecanismos de gestão, controle social, monitoramento e avaliação, orçamento e entes responsáveis pelo custeio da campanha ainda são questionadas pela parlamentar.
Grupo Prioritário
De acordo com levantamenro da vereadora, o grupo prioritário reúne 125 mil pessoas. Nele estão 21, 4 mil profissionais de saúde; 8,4 mil habitantes com idade acima de 80 anos; 7,8 mil com idade entre 75 e 79 anos; 13 mil entre 70 e 74 anos; 19 mil entre 65 e 69 anos e 27 mil entre 60 e 64 anos.
Também fazem parte do grupo 22 mil pessoas com deficiência, 5 mil profissionais de segurança e 1,5 mil trabalhadores do sistema penitenciário.