O advogado Wilson Roberto Maciel está refletindo sobre a possibilidade de concorrer à presidência da Subseção da OAB Sinop. Essa consideração surge diante do cenário atual, onde segundo ele, a gestão vigente, que se estende há 12 anos, tem sido alvo de críticas por sua inércia e pelo atendimento restrito aos interesses de uma minoria.

Wilson Maciel, formado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) em 1998, avalia que sua experiência tanto na prática advocatícia quanto em cargos na OAB o qualifica para liderar uma renovação necessária. “Tenho 25 anos de experiência na advocacia e conhecimento das necessidades dos profissionais do interior”, afirma.

“Estou considerando a candidatura porque acredito que posso contribuir significativamente para a melhoria da advocacia, não só pela experiência que acumulei dentro da OAB, mas também pelo meu conhecimento prático no dia a dia da advocacia. Quero apoiar os jovens advogados que começam suas carreiras no interior, muitas vezes sem o suporte necessário para lidar com as particularidades do direito no agronegócio e na gestão de escritórios”, explica.

Especialista em Direito Agroambiental, Wilson Maciel, fundou a WRM Advocacia Agrária e Imobiliária em 2005, escritório que completa 19 anos de atuação em 2024. Ao longo de sua trajetória, acumulou uma série de experiências importantes, como seus 09 anos como Assessor Jurídico do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Colíder e sua atuação como Procurador dos municípios de Guarantã do Norte e Nova Canaã do Norte. Também foi presidente da 11ª Subseção de Colíder, Conselheiro Estadual da OAB-MT, membro da Comissão de Direito Fundiário e Representante da OAB-MT na Comissão de Assuntos Fundiários da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.

O advogado também observa que a gestão atual da Subseção da OAB Sinop tem falhado em atender adequadamente os advogados que atuam nos setores de agronegócio e mercado imobiliário, que são pilares da economia no interior do estado. Segundo ele, esses profissionais enfrentam desafios consideráveis para alcançar resultados satisfatórios para seus clientes, devido à falta de uma atuação mais assertiva e proativa da Subseção junto ao Poder Público e ao Judiciário nas comarcas. Ele acredita que, com uma gestão mais presente e combativa, seria possível não apenas facilitar a interação dos advogados com essas instituições, mas também garantir um ambiente mais favorável para a advocacia nesses setores estratégicos.

Enquanto considera a possibilidade de lançar sua candidatura, Wilson Maciel, reforça pontua que se sair candidato terá compromisso com uma gestão que não se limite ao que afirma ser “uma pequena elite”. “Vou trabalhar em prol de todos os advogados da região, promovendo um ambiente de trabalho mais dinâmico e eficaz para a advocacia no interior de Mato Grosso”, assevera.