Adolescentes a partir dos 12 anos poderão ser vacinados contra a covid-19 a partir do mês de setembro, segundo anunciou o Ministério da Saúde na noite dessa terça-feira (27).

Segundo o comunicado, assinado também pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e pelo Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, para que essa vacinação ocorra, as prefeituras deverão seguir rigorosamente o Plano Nacional de Imunização.

Além disso, apenas poderão aplicar as doses nos adolescentes os municípios que já tiverem encerrado a vacinação dos maiores de 18 anos. O direcionamento também é para que haja prioridade para os adolescentes que possuírem alguma comorbidade.

Até o momento, não foi informada qual vacina será aplicada nos jovens. Entretanto, sabe-se que a Pfizer já tem autorização da Anvisa para ser usada em adolescentes.

Além disso, o Ministério da Saúde comunicou que estuda a redução do intervalo de tempo para aplicação das doses da Pfizer. Segundo a bula dos fabricantes, o tempo mínimo seria de 21 dias. Entretanto, o governo federal determinou que as doses sejam aplicadas com 90 dias de intervalo.