Uma adolescente de 15 anos foi resgatada em condições vulneráveis em um ponto de prostituição em Sinop, distante 508 quilômetros ao norte de Cuiabá, durante a “Operação Domiduca”, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O balanço da operação foi divulgado nesta terça-feira (11), mas a ação foi cumprida entre os dias 7 e 9 de abril.
O responsável pelo local foi encaminhado para a delegacia na cidade e deve responder por submeter crianças e adolescentes à prostituição ou exploração sexual, assim como vender, fornecer, servir e entregar produtos que possam causar dependência em crianças ou adolescentes, segundo a polícia.
A menina foi levado ao Conselho Tutelar na cidade para receber assistência e acompanhamento profissional.
Um cliente que estava no local foi conduzido pelos policiais até a delegacia, sendo suspeito de favorecer a prostituição de crianças, adolescentes ou vulneráveis.
O operação traz esse nome em referência à deusa Domiduca na mitologia romana, na qual era responsável por proteger as crianças no caminho de volta para casa.
Nesta etapa da ação, a PRF fiscalizou 168 pontos considerados vulneráveis, o que totalizou em 685 pessoas com 83 policiais envolvidos.
A polícia destacou que é fundamental que a população denuncie qualquer atividade suspeita para as autoridades, para que medidas possam ser tomadas a tempo de proteger os jovens desse tipo de crime.