O Brasil teve uma quarta-feira emocionante na piscina de Tóquio. O dia marcou o adeus de Daniel Dias das Paralimpíadas, se aposentando aos 33 anos com 27 medalhas paralímpicas. Carol Santiago conquistou seu terceiro ouro e se tornou a brasileira com melhor desempenho em uma única edição dos Jogos. Ainda teve mais uma prata e um bronze na natação, dois bronzes na bocha e um bronze no tênis de mesa. Resultados que mantiveram o Brasil no top 10 do quadro de medalhas, em sétimo lugar, sendo ultrapassado pela Holanda, que teve um grande dia no ciclismo.

A quarta-feira também teve uma vitória brasileira sobre a favorita China nas quartas de final do goalball feminina. A vaga na semifinal veio com um gol de ouro na prorrogação após empate em 0 a 0 no tempo regular. E o vôlei sentado feminino do Brasil fechou a fase de grupos invicto após vencer a Itália, avançando à semifinal na liderança do Grupo A.

Maria Carolina Santiago é ouro nos 100m peito na categoria SB12 — Foto:  Alê Cabral CPB

Maria Carolina Santiago é ouro nos 100m peito na categoria SB12 — Foto: Alê Cabral CPB

🏊 O adeus de Daniel Dias 🏊

Maior medalhista paralímpico da história do Brasil, Daniel Dias fez nesta quarta-feira sua despedida das Paralimpíadas. Aos 33 anos, o nadador se aposentou e encerrou sua carreira com uma quarta posição nos 50m livre S5. Em Tóquio, foram três bronzes. No total foram 27, sendo 14 ouros, sete pratas e seis bronzes. Daniel se emocionou bastante ao falar sobre a aposentadoria.

– É uma vida dedicada a isso aqui – disse Daniel.

🥇🏊‍♀️O 3º ouro de Carol🥇🏊‍♀️

Maria Carolina Santiago fechou sua participação em Tóquio com sua quinta medalha, a terceira de ouro. A pernambucana de 36 anos venceu os 100m peito SB12 e quebrou o recorde paralímpico da prova para pessoas com baixa visão com o tempo de 1m14s89. Em suas primeiras Paralimpíadas, Carol se tornou a maior medalhista do Brasil em uma única edição dos Jogos.

🥈🥉🏊‍♀️🏊 Natação chega a 20 medalhas 🥈🥉🏊‍♀️🏊

Além do ouro de Carol, a natação brasileira conquistou mais dois pódios nesta quarta. Talison Glock foi bronze nos 100m livre S6, chegando a duas medalhas em Tóquio. Cecília Araújo estreou em Tóquio com a prata nos 50m livre S8. Com isso, o Brasil chegou a 20 medalhas na natação em Tóquio: são seis ouros, cinco pratas e nove bronzes.

🥉🔵🔴⚪ Bronzes na bocha 🥉🔵🔴⚪

O Brasil conquistou suas primeiras medalhas na bocha em Tóquio. Campeão em Londres 2012, Maciel Santos voltou ao pódio no individual da classe BC2. Ele venceu por 4 a 3 o tailandês Worawutt Saengampa na disputa pelo bronze. Na classe BC1, José Carlos Chagas de Oliveira superou o português Andre Ramos para ficar com o bronze e conquistar sua primeira medalha paralímpica.

🥉🏓 Bronze no tênis de mesa 🥉🏓

O Brasil fechou sua participação no tênis de mesa com mais um bronze. Nesta quarta, o país faturou o bronze por equipes femininas da classe 9-10. Bruna Alexandre, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos venceram a Turquia de virada nas quartas de final, mas perderam para Polônia por 2 a 0 na semifinal. Como não há disputa de bronze na modalidade, o Brasil garantiu mais uma medalha. O tênis de mesa brasileiro terminou os Jogos de Tóquio com uma prata e dois bronzes.

🥅🔵 Brasil na semi do goalball 🥅🔵

O Brasil arrancou uma grande vitória sobra a favorita China nas quartas de final do goalball feminino. As brasileiras fecharam a defesa e venceram por 1 a 0 com um gol de ouro anotado no segundo tempo da prorrogação em uma penalidade convertida por Ana Carolina Custódio. Quarto lugar na Rio 2016, o Brasil vai pegar os Estados Unidos na semifinal da quinta-feira, às 7h30 (de Brasília). O Brasil também está na semifinal masculina.

🏐 Brasil na semi do vôlei sentado 🏐

O Brasil também confirmou sua vaga na semifinal do vôlei sentado feminino. Nesta quarta, as brasileiras fecharam a fase de grupos com uma vitória de virada por 3 a 1 sobre a Itália, acabando invicto na liderança do Grupo A. Bronze na Rio 2016, o Brasil vai encarar os Estados Unidos na semifinal da sexta, às 6h30 (de Brasília).

👨‍🦽 Parré fica no quase no atletismo 👨‍🦽

O Brasil ficou fora do pódio no atletismo nesta quarta-feira. O melhor desempenho brasileiro foi de Ariosvaldo Fernandes, o Parré, que ficou na quarta posição dos 100m rasos T53, para cadeirantes. O destaque do dia foi alemão. Markus Rehm faturou o tri no salto em distância T64, para atletas com amputação na perna abaixo do joelho. (Globo EsporteA)