O América-MG fez história no Campeonato Brasileiro 2021. Na última rodada, o Coelho venceu o São Paulo por 2 a 0, nesta quarta-feira, na Arena Independência, e garantiu a vaga na pré-Libertadores de 2022. Será a primeira participação do time mineiro na competição continental.

Com a vitória sobre o São Paulo, o América terminou o Brasileirão em oitavo lugar, com 53 pontos, e garantiu a última vaga na Libertadores. O Coelho terá que enfrentar a fase prévia antes de chegar na fase de grupos. Já o Tricolor, ficou apenas em 13º lugar, com 48 pontos.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi agitado em Belo Horizonte. Com chances de classificação, América e São Paulo buscaram o gol desde o começo, mas faltaram com capricho na hora de finalizar. O Tricolor assustava no jogo aéreo com Calleri e Rigoni. Por outro lado, o Coelho apostava as fichas na dupla Ademir e Mauro Zárate, e chegou a abrir o placar com o zagueiro Ricardo Silva, mas o gol foi anulado por impedimento.

Segundo tempo

Na etapa final, o América voltou mais ligado e não demorou muito para abrir o placar. O artilheiro Ademir recebeu assistência de Felipe Azevedo e superou Tiago Volpi, aos 12 minutos. O São Paulo sentiu o golpe e cinco minutos depois viu Ademir balançar as redes, após assistência de Juninho.

Com dois gols de vantagem no placar, restou ao América jogar com o relógio a favor e administrar o resultado. O São Paulo não ameaçou muito o goleiro Matheus Cavichioli, que fez uma única defesa em finalização de Rigoni. Mas não foi o suficiente para impedir a festa do Coelho, que está na Libertadores.

AMÉRICA-MG x SÃO PAULO
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada

Data e horário: 09/12/2021; 21h30
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
América-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e João Paulo (Alan Ruschel, min. 30’/2ºT); Alê (Anderson Jesus, min. 49’/2ºT), Zé Ricardo (Juninho Valoura, min. 38’/2ºT) e Juninho; Ademir, Zárate (Marcelo Toscano, min. 38’/2ºT) e Felipe Azevedo (Fabrizio, min. 31’/2ºT). Técnico: Marquinhos Santos
São Paulo: Tiago Volpi; Diego (Marquinhos, min. 20’/2ºT), Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Gabriel, Igor Gomes e Reinaldo (Wellington, min. 20’/2ºT); Rigoni, Calleri e Juan (Vitor Bueno, min. 21’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni
Cartões amarelos: Ricardo Silva, Zé Ricardo (AME); Diego, Igor Vinícius (SAO)
Gols: 1-0, min. 12’/2ºT, Ademir; 2-0, min. 16’/2ºT, Ademir.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN) (Jogada 10)