Mais de 87 mil pessoas foram alcançadas nos últimos três anos por meio de campanhas, palestras e abordagens educativas realizadas em todo Estado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), através da Gerência de Ações Educativas.
O foco das ações é sensibilizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas para adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, contribuindo, assim, para a redução dos acidentes e salvar vidas.
Campanhas de Carnaval, Volta às Aulas com Segurança no Trânsito, Movimento Maio Amarelo, Semana Nacional de Trânsito, Dia das Mulheres, Dia do Motorista, Motociclista e Pedestre, Semana da Criança, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito e projeto Amigo da Rodada foram algumas das ações desenvolvidas ao longo dos três anos.
Em 2019, foram realizadas 102 ações, atendendo 45.825 pessoas em 33 municípios. Já em 2020, foram atendidas 24.245 pessoas em 16 municípios, seguindo todos os protocolos necessários na prevenção à Covid-19.
Este ano, 98 ações foram realizadas em 34 cidades levando informações sobre legislação e cuidados no trânsito a 17.384 pessoas.
Uma das ações que ganhou empatia e boa receptividade dos cidadãos foi o projeto Amigo da Rodada, uma forma diferente de sensibilizar as pessoas que estão em bares e restaurantes a não dirigir após consumir bebida alcoólica.
Na abordagem, os agentes apresentam aos cidadãos os riscos que a associação de bebida e direção podem causar no trânsito, além das medidas punitivas para quem for flagrado dirigindo alcoolizado.
O objetivo é incentivar a adoção de comportamentos seguros como a escolha de um amigo da rodada ou de transporte alternativo como táxis ou motoristas de aplicativos, onde houver.
Este ano, a ação educativa foi intensificada principalmente em cidades do interior do Estado, com apoio da Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito, e demais instituições.
As ações educativas do Detran ao longo dos três anos também contaram com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, guardas municipais e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).