O Cuiabá passou longe de mostrar o futebol que o consagrou como uma das quatro melhores equipes da Série B do Brasileiro em 2020. Jogando contra o modesto Ação na tarde desta segunda-feira (22), no estádio Dito Souza, o Dourado não passou do empate sem gols em jogo realizado na tarde desta segunda-feira (22).
A equipe recém promovida à Série A mostrou um futebol sem criatividade, lento e pouco ofensivo em uma de suas piores apresentações na temporada. Após terminar o jogo com um homem a menos, o Dourado mostrou que tem muito a melhorar para a sequência de 2021.
Já a equipe do Ação, de Santo Antônio do Leverger, que fez a sua melhor partida neste Estadual e ainda teve um gol anulado no primeiro tempo, comemorou muito um empate. O time comandado pelo técnico Odil Soares montou um bom esquema para segurar o ímpeto do adversário e obteve o êxito esperado, garantindo um precioso ponto contra o favorito do campeonato.
Com esse resultado, o Cuiabá perde os 100% de aproveitamento no Estadual, mas segue na liderança, agora com 10 pontos. Já o Ação, com 7 pontos, segue na quarta colocação. No outro jogo da rodada, o Nova Mutum recebeu o União e a partida ficou no empate em um gol (veja mais abaixo).
Primeiro tempo
O Cuiabá teve mais posse de bola, no entanto não foi apresentou uma postura ofensiva e faltou efetividade. A equipe do Ação surpreendeu com um futebol organizado, de forte marcação e jogou como se fosse uma final, dando grande trabalho ao Dourado.
No Cuiabá, Raul foi quem mais tentou, finalizou, mas errou todas. Pelo lado do Ação, Peixinho e Pikachu fizeram a diferença criando jogadas e em uma delas Willian Barão até marcou o gol aos 28 minutos, aparando um cruzamento de cabeça. O árbitro viu falta do zagueiro sobre Wálber e invalidou o gol.
Segundo tempo
Após um primeiro tempo onde ficou devendo, o Dourado voltou mais agressivo e decidiu sair para o jogo promovendo, inclusive, a estreia do atacante Guilherme Pato. Assim, logo aos 8 minutos, por pouco não abriu o placar. Após um bate-rebate na área, a bola sobrou para Elvis, que disparou forte, de longe. A bola bateu explodiu na trave.
Para deixar a equipe mais ofensiva, o técnico Luiz Iubel decidiu tirar Jonatahn Cafú e Auremir, que estavam bem, para as entradas de Josiel e Uilian Correia. A postura não mudou. Pelo contrário, o time ficou mais lento diante de um adversário aguerrido.
O Ação manteve a sua proposta de jogar fechado em busca de uma bola. E, chegou a sofrer pressão nos primeiros 20 minutos. Aos 16 minutos, o Dourado teve outra boa chance. Em jogada de contra-ataque, Guilherme Pato recebeu na esquerda e disparou um chute forte rasteiro e venenoso. O goleiro Zé Carlos praticou uma grande defesa e evitou o gol.
Aos 36 minutos, Lucas Ramon tomou o segundo amarelo por falta e deixou o Cuiabá com um jogador a menos. Daí para frente, o Ação tratou de administrar um empate que foi muito comemorado.
Na próxima rodada, o Ação duela contra o Operário. Já o Cuiabá enfrenta o Sorriso, fora de casa.
Nova Mutum e União empatam
Na reedição da final do Estadual do ano passado, Nova Mutum e União ficaram no empate por 1 a 1 na tarde desta segunda-feira. Welder, de pênalti e Alex Maranhão, de falta, marcaram os gols da partida.
Na próxima rodada, o Nova Mutum visita o Poconé; enquanto o União recebe o Dom Bosco, em Rondonópolis.
Classificação atualizada do Estadual
Jogos da quarta rodada