Um homicídio ocorrido no município de Campos de Júlio (561 quilômetros a noroeste de Cuiabá), foi rapidamente esclarecido pela Polícia Judiciária Civil, e os autores presos, após ação deflagrada com apoio da Polícia Militar de Mato Grosso.
Quatro suspeitos, entre eles um adolescentes de 14 anos, foram autuados pelo crime de homicídio. Um dos envolvidos, de 24 anos, também responderá por lesão corporal, perseguição, desacato, resistência, dano e corrupção de menores.
As diligências iniciaram logo após a Polícia Civil ser acionada para atender uma ocorrência de homicídio. No local, o corpo da vítima, identificada como Romeu Henrique de Faria, de 49 anos, apresentava sinais de perfurações de arma cortante ou perfurante na região do tórax, pescoço, braços e mãos.
Durante as investigações, a equipe localizou um dos suspeitos (menor de 14 anos) com um grupo de pessoas, as quais ao serem abordadas não obedeceram às ordens dos policiais.
Diante da situação de agressividade dos envolvidos, foi solicitado apoio à Polícia Militar, que se fez presente no local e ajudou a controlar a situação, e encaminhar os suspeitos até a Delegacia de Campos de Júlio. Ao serem ouvidos, um dos conduzidos assumiu a autoria do homicídio.
Com base na materialidade e indícios de participação no crime, os quatro suspeitos foram autuados em flagrante e ato infracional respectivamente. Após a confecção dos autos, os presos foram colocados à disposição do Poder Judiciário de Mato Grosso, para as providências que requer o fato.
Um deles, indivíduo de 24 anos, teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva. Já o menor infrator teve o pedido de internação provisória expedido pelo Poder Judiciário. Em desfavor dos outros suspeitos foram decretadas medidas cautelares diversas da prisão.
Além dos quatro autores do homicídio, a ação integrada resultou na prisão de um jovem de 19 anos pelo crime de desacatar funcionário público, no exercício da função ou em razão dela, e na prisão de uma mulher de 33 anos por lesão corporal, resistência e desacato.
O delegado Marlon Conceição da Luz, da Delegacia de Polícia Civil de Campos de Júlio, agradeceu o apoio dos policiais militares e destacou a importância da integração entre as forças policiais, visando dar resposta imediata para crimes bárbaros como este, e que jamais serão tolerados.