O Flamengo anunciou, na noite desta sexta-feira (14), que Jorge Sampaoli é o novo técnico da equipe. O argentino assinou contrato válido até dezembro de 2024. Assim, sem o acerto com o português Jorge Jesus, a diretoria acionou rapidamente Sampaoli, que aceitou a oferta. O anúncio foi feito através das redes sociais do clube.
O treinador está na Espanha, onde resolvia sua saída do Sevilla. Sampaoli deixou o clube andaluz após um mau momento do Campeonato Espanhol, onde o clube luta para não ser rebaixado. Ele deixará o país neste sábado rumo ao Rio de Janeiro. O argentino se tornou consenso na cúpula rubro-negra em meio aos resultados em campo e a indefinição sobre o futuro de Jorge Jesus, que trabalha na Turquia.
O Flamengo adotou, portanto, uma conduta na contramão do que aparentava. Afinal, a espera por Jorge Jesus parecia certa. O Rubro-Negro estipulou o prazo de uma semana para definir a situação com o Mister. Contudo, após a derrota para o Maringá, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil, a diretoria não hesitou em avançar.
Aos 63 anos, Jorge Sampaoli chega ao Flamengo após a demissão de Vitor Pereira. Ele pode até ser considerado um ‘sonho antigo’ do Rubro-Negro, já que teve seu nome ligado à equipe muitas vezes nos últimos anos. A torcida do Fla conhece o treinador pelo menos desde 2010, quando ele eliminou o time da Libertadores, quando comandaava a Universidad do Chile.
Sampaoli tem Copa do Mundo no currículo
Contratado pelo Flamengo, Jorge Sampaoli é um treinador experiente internacionalmente. Mas sua carreira começou em 1994, no modesto Alumni, da Argentina. Posteriormente, ele deixou seu país de origem e fez sucesso por clubes do Peru, Chile e Equador. A consagração veio com La U, em 2011, quando conquistou o título da Copa Sul-Americana.
Mas Sampaoli tinha mais pela frente: ele assumiu o comando da seleção do Chile, classificando o país à Copa do Mundo de 2014, da qual saiu invicto e só caiu nas oitavas de final, diante do Brasil. Em seguida, conquistou a Copa América de 2015. Ele passou pelo Sevilla logo depois, assumindo a seleção da Argentina, tendo trabalhado na Copa do Mundo da Rússia.
No Brasil, Sampaoli também já teve passagens, anteriormente. Ele treinou o Santos em 2019 e o Atlético Mineiro em 2020. Em sua carreira, além das conquistas supacitadas, ele soma três títulos chilenos e dois equatorianos. Mas, no Brasil, ganhou apenas um Campeonato Mineiro. (Jogada 10)