Abilio Brunini confirmou a preferência do eleitorado cuiabano e se consagrou o novo prefeito de Cuiabá, neste domingo (27). A vice-prefeita eleita é a Coronel Vânia Rosa (Novo).

Abilio já havia vencido o primeiro turno com ampla vantagem em relação ao segundo colocado, o que se confirmou neste domingo. Foram mais de 20 mil votos de diferença do segundo colocado, Lúdio Cabral (PT). Em nenhum momento da apuração o petista conseguiu passar à frente de Abilio.

Esta é a segunda candidatura de Abilio a prefeito de Cuiabá. Em 2020, foi vencido por Emanuel Pinheiro (MDB) no segundo turno, com uma diferença de apenas 6 mil aproximadamente. Em 1º de janeiro de 2025, Emanuel terá que “passar a faixa” ao bolsonarista.

Abilio Brunini tem 40 anos, é arquiteto de formação, e casado com Samantha Iris, que foi a vereadora eleita mais votada em Cuiabá no dia 6 de outubro. O casal tem dois filhos, Sebastian e Ana.

Ele entrou na política em 2016, quando foi eleito vereador pelo então PSC. Nas eleições de 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá pelo Podemos e ficou na primeira colocação no 1.º turno, com 90.631 votos, mas foi derrotado no 2.º turno por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.

Já nas eleições de 2022, foi o segundo candidato a deputado federal mais bem votado do Mato Grosso, com 87.072 votos (5,03% dos votos validos), e o mais bem votado em sua cidade natal, Cuiabá.

Abilio é considerado um político “polêmico”. Quando vereador, protagonizou inúmeros episódios que repercutiram, durante suas fiscalizações, especialmente na área da Saúde em Cuiabá.

Na Câmara Federal, manteve seus posicionamentos e se destacou como um dos principais nomes da Direita e oposição ao Governo Lula.

Durante sua campanha em Cuiabá, recebeu nomes importantes da Direita, como o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a esposa e filho dele, Michelle e Eduardo Bolsonaro, e outros nomes da Direita brasileira.

Em janeiro de 2025, deixa a Câmara Federal para assumir a Prefeitura de Cuiabá, segundo ele, “a realização de um sonho”.

Fonte: Única News