Além da realização da audiência pública em Guarantã do Norte, o deputado Diego Guimarães (Republicanos) lançou um abaixo-assinado para que a população possa se manifestar de forma favorável à duplicação da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará. A ideia é que as pessoas que por algum motivo não forem ao evento, que ocorrerá no próximo dia 9 de maio, às 9 horas da manhã, no auditório da Unifama, assinem o documento e fortaleçam a luta pela duplicação. O formulário está disponível na internet e pode ser acessado pelo link https://bit.ly/duplica163.

Diego destaca que ao convidar o diretor-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, para o evento, uma das afirmações feitas por ele é que é fundamental que haja o apoio popular para que as obras sejam viabilizadas. “Por isso, é muito importante que tenhamos o maior número possível de pessoas no evento e ainda mais pessoas assinando esta nossa petição, em defesa da duplicação da BR-163”.

Atualmente, o trecho da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará está concedido para a Via Brasil, por meio de um contrato que termina apenas em 2032. No entanto, o acordo não prevê a duplicação da rodovia. “A situação atual só permite que pensemos na duplicação após o contrato de concessão. Só que não podemos esperar todo este período, vendo nossos familiares e amigos morrendo todos os dias neste verdadeiro corredor da morte. Só com apoio popular vamos conseguir sensibilizar as autoridades para que a duplicação aconteça”.

Para viabilizar a realização da audiência pública, Guimarães esteve em Brasília para tratar do tema com Vitale. Ele esteve acompanhado do senador Jayme Campos (União-MT), que já confirmou presença no evento, além de ser um defensor da duplicação. “Temos que ter é solução, soluções que certamente possam dar melhor trafegabilidade, mas, sobretudo, segurança àqueles que trafegam também nas rodovias de todo esse imenso Brasil, mas particularmente no Estado de Mato Grosso, nesse trecho que é do Trevo da Santa Helena até a cidade de Guarantã, que é um trecho, com certeza, detentor de maior volume de tráfego”, finalizou Jayme.