A ciência contábil é fundamental desde antes da sua origem oficial com as partidas dobradas, criadas pelo Frei Luca Pacioli. Nos dias de hoje os trabalhos contábeis que vêm sendo desenvolvidos são de inegável importância, pois são baseados em seus registros e demonstrativos que conseguimos enxergar com clareza onde estão os pontos sensíveis nas mais diversas pessoas jurídicas.
Tanto no setor público como no privado é possível avaliar quais os gargalos das atividades administrativas, onde os recursos financeiros estão sendo empregados e qual o retorno de tudo isso. Através do nosso trabalho, é possível também identificar falhas no sistema que precisam ser solucionadas e quais ações adotadas estão registrando maiores resultados. Talvez a maior contribuição da contabilidade são os dados que convertem em números a real situação da entidade. Com isso em mãos, o gestor tem a possibilidade de criar um planejamento estratégico para tomadas de decisões de curto, médio e longo prazo.
Com a pandemia em curso, ficou evidente que essas informações eram primordiais para a execução de ações estruturantes, pontuais e assertivas que serviriam como meio de superar os novos desafios que se apresentavam, pois em grande parte do comércio ou mesmo do setor públicos não havia espaço para erros que poderiam custar empregos e vidas.
Tendo em mente que um futuro próspero vem depois da tempestade, é preciso se organizar para conseguir chegar vivo ao novo tempo. Para tanto, o reconhecimento da importância da contabilidade, com certeza, faz parte de uma das melhores ações que os empresários privados e os gestores públicos podem fazer.
Por tudo isso, eu venho agradecer o empenho exemplar da classe contábil em prol de um futuro melhor para Mato Grosso e para o Brasil!
*ALEXSSANDER CAMARGO é Contardor e Vice-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT)
CONTATO: www.facebook.com/crcmatogrosso/